A Amazon tem planos de investir US$ 1 bilhão por ano com a produção de filmes que serão lançados no cinema, começando a apostar no segmento já a partir de 2023. É o que revelou a Bloomberg na quarta-feira (23), citando fontes familiarizadas com o assunto.
Segundo a publicação, a gigante varejista pretende usar a quantia equivalente a R$ 5,3 bilhões, pela cotação do dia, para lançar entre 12 e 15 filmes anualmente. Essas produções originais chegarão primeiro às salas de cinema, podendo ser disponibilizadas, posteriormente, no Prime Video.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Uma quantidade menor de lançamentos estaria programada para o primeiro ano do investimento, de acordo com o relatório, com o número aumentando na sequência. A novidade significa uma mudança considerável na estratégia da companhia, que tem optado por lançar os conteúdos originais diretamente na sua plataforma de streaming, prioritariamente.
Os filmes originais da big tech são direcionados ao Amazon Prime Video, atualmente.Fonte: Shutterstock
Vale lembrar que a Amazon comprou a MGM recentemente, reforçando a presença no mercado cinematográfico, que por sua vez busca se recuperar das perdas provocadas pela pandemia de covid-19. O lendário estúdio de Hollywood foi adquirido em uma transação que custou US$ 8,45 bilhões (mais de R$ 45 bilhões) aos cofres da companhia e foi concluída no início deste ano.
Mercado reage
A notícia de que a Amazon planeja investir na produção de filmes para o cinema foi bem recebida pelas empresas do setor, que viram suas ações subirem imediatamente. Os papéis da rede AMC Theatres, por exemplo, apresentaram valorização de 5%, enquanto as ações da IMAX subiram 7% e as da Cinemark tiveram um incremento de 11%.
Por enquanto, a empresa fundada por Jeff Bezos não se manifestou oficialmente a respeito do investimento direcionado à telona.
Fontes
Categorias