Cursos superiores das áreas de humanas e artes estão entre as graduações que as pessoas mais se arrependem de fazer, de acordo com uma pesquisa realizada pela plataforma ZipRecruiter, conforme noticiou o Valor Econômico no domingo (20). Jornalismo e Sociologia estão no topo da lista.
No levantamento feito pela empresa especializada na seleção de candidatos foram ouvidos 1,5 mil graduados que se inscreveram para vagas de emprego. A graduação de Jornalismo apareceu como a mais citada por eles, com 87% dos entrevistados afirmando que escolheriam outro curso caso houvesse a chance de voltar no tempo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os cursos de Sociologia e Artes ficaram na segunda posição, com a porcentagem de formados arrependidos chegando a 72% em cada uma dessas opções. Na sequência do ranking aparecem as graduações de Comunicações, com 64% dos ex-alunos se dizendo interessados em trocar de área, e Educação, cujo índice chegou a 61%.
87% dos formados em jornalismo se disseram arrependidos da escolha.Fonte: Shutterstock
A lista das 10 graduações com maior número de arrependidos é completada pelas formações de Marketing (60%), Assistência Médica (58%), Ciências Políticas (56%), Biologia (52%) e Letras (52%). De forma geral, 44% dos candidatos a emprego com formação de nível superior não estão satisfeitos com suas escolhas acadêmicas, segundo a pesquisa.
- Veja abaixo a lista:
- Jornalismo: 87%
- Sociologia: 72%
- Artes: 72%
- Comunicações: 64%
- Educação: 61%
- Marketing: 60%
- Assistência Médica: 58%
- Ciências Políticas: 56%
- Biologia: 52%
- Letras: 52%
Cursos que geram menos arrependimento
O relatório também mostrou o outro lado da moeda, ou seja, as graduações que as pessoas menos se arrependem. Com boas perspectivas de emprego e salários iniciais considerados atraentes, a formação de Ciência da Computação seria novamente escolhida por 72% dos graduados se eles pudessem voltar atrás.
Veja a lista abaixo:
- Ciência da computação: 72%
- Criminologia: 72%
- Engenharia: 71%
- Enfermagem: 69%
- Saúde: 67%
- Administração de Empresas: 66%
- Finanças: 66%
- Psicologia: 65%
- Construção: 65%
- Recursos Humanos: 58%
Fontes