Segundo o site G1, alguns recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão com dificuldade na hora de serem recebidos por moradores de algumas regiões do país na pequisa do Censo 2022. Como é o caso na avenida Beira Mar em Recife, em que muitos funcionários do IBGE não estavam conseguindo nem passar pelas portarias de prédios de luxo.
Porém, vale lembrar que, caso a pessoa se recuse a atender, será entregue uma notificação. Se mesmo assim ocorrer a discordância, o indivíduo pode ser multado em até 10 vezes o valor do salário mínimo, chegando em até R$ 12.120.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A lei 5.534, que torna obrigatória a prestação de informações ao IBGE, também garante o sigilo das informações fornecidas. ??
— IBGE Comunica (@ibgecomunica) September 13, 2022
Por isso, fique tranquilo: suas respostas são confidenciais e serão usadas somente para fins estatísticos.
Saiba mais: https://t.co/ELWspIPPKc pic.twitter.com/IDiHiRcMAw
Isailda Barros, supervisora do IBGE, faz um desabafo e alerta: "O recenseador vem todo trajado, com um crachá que tem o QR Code que na hora mostra o nome dele, o documento dele, confirmando que ele é do IBGE. A gente sabe que todo mundo hoje em dia está inseguro, mas a gente tem que receber o IBGE, tem que terminar o Censo".
Como fazer online
Caso tenha a preferência de não querer falar diretamente com o recenseador, basta solicitar diretamente a ele durante a visita que gostaria de participar pelo telefone ou internet. O agente irá entregar um ticket com validade de sete dias para a sua participação via internet.
As respostas podem ser enviadas pelo site oficial ou por telefone, no número 0800 721 8181. O sistema do IBGE também lança três lembretes durante a semana para que o cidadão não esqueça de fazer o envio.
Fontes