O marketing digital é uma revolução na publicidade. O advento das redes possibilitou que pequenas e médias empresas aumentassem o engajamento e relevância digital no mercado que, antes, apenas marcas com muito investimento financeiro conseguiam.
Hoje em dia, qualquer empreendimento tem a chance de prosperar ao marcar presença nas mídias sociais de uma forma muito menos onerosa. E o que veio primeiro com redes como Facebook e Instagram, agora também chega ao WhatsApp.
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O BlueTicks – extensão de marketing para o mensageiro – é uma dessas opções que surgem com o propósito de ajudar as marcas a desenvolver seu marketing em um app onde muitos clientes estão. Quer aprender como criar campanhas de marketing pelo WhatsApp com o BlueTicks? O TecMundo te ensina logo abaixo, veja!
O que é Blueticks?
O WhatsApp é um dos aplicativos mais populares no Brasil, com cerca de 54% de presença nos smartphones do país, segundo a pesquisa “Panorama Mobile Time/Opinion Box - Uso de apps no Brasil”. Então, o aplicativo se torna uma grande oportunidade para as empresas gerirem seu negócio.
Dessa demanda, surge o BlueTicks, uma extensão disponível na Chrome Web Store, loja de aplicações do navegador da Google, permitindo que você agende mensagens no WhatsApp de forma simples e prática.
Além de poder ser programado para qualquer hora do dia, é possível enviar mensagens recorrentes no WhatsApp que se repetem durante dias, semanas e até meses.
Nesse sentido, a empresa pode se beneficiar de uma negociação com o cliente mais automatizada e gastar menos tempo da equipe, enviando uma mensagem personalizada para um grupo maior de pessoas e com muito mais segurança e praticidade.
Outra oportunidade está nas trocas de informações e necessidades logísticas da empresa, como faturas e conexões com fornecedores. Um exemplo, seria agendar um lembrete recorrente de um processo interno para os mesmos dias de um mês, a fim de relembrar a equipe.
Como criar campanhas de marketing pelo WhatsApp com o Blueticks?
O BlueTicks, um dos aplicativos mais utilizados pelos brasileiros para auxiliar no crescimento do negócio dentro do WhatsApp, tem uma interface bastante interativa e fácil de usar. Saiba como criar campanhas de marketing pelo WhatsApp seguindo o passo a passo:
- Primeiramente, baixe extensão na loja de extensões do Google Chrome. Abra o navegador e clique aqui para abrir o BlueTicks. Clique no botão “Usar no Chrome” (A extensão funciona melhor no Chrome, porém, verifique a disponibilidade em outros navegadores antes de instalar) e depois confirme a instalação;
- Com a instalação concluída, você será direcionado para a página do WhatsApp Web. Conecte-se com a sua conta a partir do celular com o uso do QR Code;
- Percebeu como surgiram algumas opções novas no canto superior esquerdo da tela, ao lado da sua foto? Essas são as principais funcionalidades do BlueTicks. Para usá-las, você precisará criar uma conta;
- Com a conta criada, selecione a opção “Broadcast”, a terceira da esquerda para a direita.
- Clique no botão “New list” para criar uma nova lista. Então, personalize a opção criada com um novo nome como “Lista de Transmissão 1”, por exemplo, e comece a selecionar todos os contatos que você deseja que recebam a sua mensagem;
- Se você já possui uma lista de contatos pronta que não está cadastrada no WhatsApp, é possível importá-la. Você pode baixar um modelo em “Download Sample CSV” e subir seus contatos em “Import”;
- Agora é a vez de criar a campanha. Ainda no menu de Broadcast, selecione a segunda opção chamada “Templates” e personalize sua mensagem. Você também pode configurar automações de nome e outras personalizações para tornar a mensagem mais pessoal. Ou, até mesmo adicionar imagens, vídeos ou documentos em “Add Attachment”;
- Com a lista e o template criados, você já pode agendar a campanha na terceira opção do menu Broadcast chamada “Campaigns”. No primeiro menu suspenso, selecione o nome da lista criada e no segundo, o template que será utilizado;
- Antes de enviar, você pode entrar na opção “Send a test message to” e digitar seu número de telefone para visualizar como a mensagem aparecerá para os destinatários;
- Para marcar momentos específicos da mensagem, marque a caixa de seleção com a opção “Send only during specific hour” e determine um horário de início e de término da campanha;
- As demais opções como recorrência da mensagem podem ser acessadas na caixa de seleção “Advanced options”;
- Se todas as configurações estiverem corretas, você pode escolher a data de envio no canto inferior direito e clicar em “Launch Campaign” para encerrar. Pronto! Sua campanha de WhatsApp será enviada.
Note que, no plano básico, todas as mensagens serão acompanhadas por uma assinatura que mostra que ela foi enviada pela extensão, mas um upgrade de plano pode remover essa opção.
O que você achou? Pretende testar a extensão para começar a criar campanhas de marketing pelo WhatsApp com o BlueTicks? Aproveite!
Fontes