No último mês, a Uber anunciou a criação da divisão de publicidade da companhia, oferecendo uma forma de empresas terceiras se conectarem com os consumidores via anúncios. Agora, alguns usuários perceberam que a companhia começou a testar a funcionalidade, contudo, as propagandas estão sendo exibidas via notificações push.
Segundo relatos dos usuários no Twitter, o aplicativo está enviando notificações push com anúncios de outras empresas, mas o problema é que as propagandas estão sendo exibidas mesmo quando o app não está em uso. Em uma das imagens compartilhadas, é possível visualizar a publicidade do Peloton, um aplicativo que auxilia durante exercícios físicos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Foi um teste limitado e os usuários sempre podem gerenciar suas configurações de notificação móvel em Privacidade e depois Notificações no aplicativo”, a companhia disse em resposta sobre o caso ao TechCrunch.
Uber has ads in its notifications now. At 9 am no less! pic.twitter.com/09AYaYWTDg
— Michelle Grant (@MGTalksRetail) October 29, 2022
Uber e publicidades in-app
Apesar da declarar ser um teste limitado, a companhia não revelou quantos usuários já estão testando o recurso ou quanto tempo deve durar o teste até a implementação oficial da novidade.
Na época que anunciou o novo recurso de publicidade, a Uber descreveu que as propagandas seriam exibidas durante o uso do aplicativo e em viagens — além disso, não foi comentado nada sobre as notificações push. Contudo, segundo os relatos, as notificações intrusivas não estão sendo muito bem recebidas pelos usuários.
Fontes