O presidente russo Vladimir Putin reuniu-se nesta quarta-feira (26) com diversos líderes de ex-países soviéticos e fez declarações sobre a guerra contra a Ucrânia. De acordo com o chefe de Estado, o risco de um conflito mundial é "alto".
Putin ainda afirmou que a Rússia está ciente de uma suposta "bomba suja" nuclear que seria usada pelo país rival. A nação de Putin ainda enviou uma carta à ONU reforçando, em um documento de 310 páginas, as alegações de que a Ucrânia pretende utilizar armas biológicas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Putin afirma que Ucrânia pretende usar arma nuclear; autoridades ucranianas negamFonte: Shutterstock
Tais acusações já foram negadas por autoridades ucranianas anteriormente. De acordo com a CNBC, um membro do conselho de segurança da Rússia pediu a "des-satanização" da Ucrânia; ele acusa o país de abrigar seitas satânicas.
Além disso, Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, comentou ter planos para os "ativos abandonados" nas quatro regiões ucranianas que a Rússia afirma ter anexado no mês passado. Segundo ele, os ativos podem ser incorporados por empresas russas no futuro. A maioria da Assembleia da ONU considera ilegal a anexação declarada pela Rússia.
Fontes