O segundo turno das Eleições 2022 ocorre no domingo, dia 30 de outubro, e alguns eleitores não precisarão pagar passagem para ir votar. Até esta terça-feira (25), um total de 26 capitais confirmaram que terão passagem gratuita para o dia do pleito.
Durante o primeiro turno, apenas 14 capitais tiveram acesso à passagem gratuita. No dia 18, o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou que as prefeituras e empresas concessionárias ofereçam esse serviço durante o segundo turno.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O objetivo é viabilizar a garantia constitucional do direito de voto para a população, sendo assim, a prática não punirá prefeitos e gestores por crimes eleitorais ou de improbidade administrativa.
Veja a lista completa
Confira a lista com as capitais com passagem gratuita confirmadas até o momento para o dia do segundo turno das eleições:
- Aracaju
- Belém
- Belo Horizonte
- Boa Vista
- Brasília
- Campo Grande
- Cuiabá
- Curitiba
- Florianópolis
- Fortaleza
- Goiânia
- João Pessoa
- Macapá
- Maceió
- Manaus
- Natal
- Palmas
- Porto Alegre
- Porto Velho
- Recife
- Rio de Janeiro
- Salvador
- São Luís
- São Paulo
- Teresina
- Vitória
Em Rio Branco a passagem terá gratuidade apenas durante um trecho na viagem de volta, para aqueles que apresentarem o comprovante de votação.
Segundo turno das eleições
Vale lembrar que os eleitores que não votaram no primeiro turno das eleições podem votar no segundo turno, mesmo que não tenham justificado a ausência. A justificativa precisa ser feita até o dia 1º de dezembro para o título de eleitor continuar regularizado.
Vale ressaltar que o pleito do dia 30 de outubro não é apenas para a presidência: existem 12 estados que terão segundo turno para governador: Alagoas, Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe.
Fontes
Categorias