Os idosos também querem e podem ajudar a decidir as eleições. Esse é um direito que se mostra cada vez mais latente na situação política que estamos vivênciando. Vale lembrar que, no Brasil, o voto é facultativo para as pessoas acima dos 70 anos.
Porém, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o número de eleitores com idade acima dessa faixa cresceu quase 24%. Diante disso, a pergunta que não quer calar é: as seções de votação têm estrutura para atendê-los devidamente?
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Continue a leitura conosco para saber mais sobre o assunto e manter-se atualizado sobre a votação para pessoas que estão na melhor idade.
Como é a acessibilidade para idosos durante a votação nas Eleições 2022
Apesar de não serem mais obrigados, os idosos que desejarem exercer o direito ao voto devem ter garantido o acesso aos locais de votação.
Até 90 dias antes do primeiro turno do pleito, foi possível solicitar junto à Justiça Eleitoral a transferência do local de votação para uma seção com acessibilidade, como um espaço com rampas e/ou elevadores.
Quem perdeu esse prazo, pode informar ao mesário no dia da votação quais as suas limitações, para que sejam providenciadas soluções adequadas para o momento. Se for o desejo do eleitor, ele também pode ser auxiliado por uma pessoa da sua confiança dentro da cabine de votação.
Prioridades para idosos na votação de acordo com o TSE:
- Pessoas com mais de 80 anos têm prioridade na fila;
- Pessoas idosas, se assim desejarem, podem ser auxiliadas por acompanhantes no momento da votação;
- Os acompanhantes das prioridades também têm preferência, ainda que não sejam eleitores da mesma seção eleitoral (lei 14.364/2022).
Atendimento imediato no caso de quedas de idosos
Idosos que vão votar desacompanhados devem prestar atenção aos obstáculos encontrados no percurso, como calçadas irregulares e pedras soltas. Além disso, apesar de ilegal, é comum que panfletos de candidatos sejam espalhados nas proximidades dos locais de votação, o que também pode acabar resultando em incidentes como quedas de idosos.
Pensando nisso, o Vidafone – modelo móvel desenvolvido para idosos – pode ser um ótimo aliado. Além do botão de emergência, presente em todos os seguimentos, o Vidafone móvel pode ser usado em qualquer lugar com sinal de telefone.
O Vidafone é um ótimo aliado para situações de emergências envolvendo idososFonte: Tecnosenior/Reprodução
Ele ainda conta com sensor de quedas que, ao ser acionado automaticamente, entra em contato com uma central de emergências disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana.
Um atendente irá se comunicar com o usuário a fim de entender a situação e agirá conforme a necessidade, desde chamar familiares até solicitar serviços médicos, por exemplo. Também é possível saber a localização do usuário em tempo real, através da função GPS.
É uma ótima opção para pessoas com idade avançada que irão se deslocar sozinhas para exercer o direito de voto no dia 30 de Outubro. Sem contar que é uma maneira de filhos, netos e sobrinhos ficarem tranquilos quanto à saúde de seus familiares.
Gostou do conteúdo? Então, continue acompanhando o TecMundo para maiores informações sobre tecnologia, saúde e entretenimento!
Categorias