A União Europeia aprovou hoje (24) a padronização de carregadores de celular e outros eletrônicos para 2024. Com o aval final dado pelo conselho, empresas como a Apple serão obrigadas a adotar o USB-C em seus produtos, ou não poderão comercializar seus dispositivos em grande parte da Europa.
A diretriz tem como objetivo trazer mais conveniência para os consumidores. Além disso, a solução também pode ter um impacto ambiental positivo, já que todas as empresas utilizarão os mesmos cabos e fontes de carregamento.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A partir de 2024, o USB-C se tornará uma conexão padrão na Europa
Apesar de a lei ser válida apenas na Europa, é importante ressaltar que a decisão deve ter um impacto global, algo que já pode ser visto atualmente. Países como Brasil e Índia, por exemplo, já começaram a discutir legislações de padronização similares.
O que muda com a padronização do USB-C?
Com a nova lei da União Europeia, o USB-C se torna a conexão padrão para aparelhos como celulares, tablets e fones de ouvido. Confira abaixo todas as categorias de produtos que serão afetadas, segundo listagem do órgão:
- Celulares
- Tablets e e-readers
- Câmeras digitais e consoles de videogame
- Fones de ouvido, headphones e alto-falantes portáteis
- Mouses e teclados sem fio
- Sistemas de navegação portáteis
Enquanto os dispositivos listados acima terão que adotar a nova conexão até 2024, a legislação para notebooks é diferente. Os laptops terão mais 40 meses após a lei entrar em vigor para adotar a novidade.
Fontes
Categorias