Como reter talentos com o mercado de tecnologia aquecido?

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Você, que lê esta coluna, provavelmente está atualizado em relação à disputa por talentos em Tecnologia. Diversos estudos falam de uma "inflação salarial", com exemplos de profissional júnior ganhando salário de pleno, e de pleno recebendo como sênior, e assim sucessivamente.

Entretanto, em nossa experiência com a DeÔnibus, entrar nesse "leilão" de remuneração (salários fixo e variável) não resolve o problema de turnover — pelo menos não a longo prazo. Aqui, vou compartilhar nossos aprendizados em relação ao papel da liderança na cocriação de um ambiente que favorece a retenção desses profissionais sem a dependência direta da contrapartida agressiva em ganhos financeiros.

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Sabemos que culturalmente a gestão de equipes de tecnologia tende a ser valorizada e estimulada por agregar conhecimento técnico e específico. Assim, entendemos que pode ser um desafio para a maior parte da liderança atual estabelecer premissas de gestão baseadas mais em soft skills do que em hard skills.

Se você tem essa dificuldade, a primeira sugestão é se esforçar para ter o hábito de ser consistente em rituais de acompanhamento de pessoas. Por exemplo: bloquear a agenda a outros, seja semanal, seja mensal, para ter conversas individuais com os colaboradores e o time, sendo um compromisso inadiável.

Criar essa cultura de estabelecer tempo de qualidade para ouvir as pessoas individualmente e coletivamente faz toda a diferença, pois, além de estimular os profissionais em suas distintas visões e seus pensamentos críticos, fortalece a diversidade, a criatividade e a autoestima. Desse modo, as pessoas passam a se sentir valorizadas e reconhecidas por serem ouvidas e consideradas nas tomadas de decisão, que, no fim do dia, afetam-nas diretamente nos desafios, no escopo e nas prioridades.

É preciso dizer que não basta agendar um horário e ouvir. Afinal, aqui mesmo, na minha coluna do TecMundo, apresentei os aspectos importantes da comunicação, pois é uma armadilha achar que apenas falar ou ouvir garante eficiência no entendimento e crescimento em conjunto.

Para que um diálogo genuíno aconteça, é necessário que os interlocutores tenham uma relação saudável, ou seja, baseada no respeito e na admiração — a Netflix fala disso em sua cultura "colegas brilhantes". Não precisamos ser melhores amigos uns dos outros para nos darmos bem ou para desenvolvermos conversas construtivas e propositivas.

É papel de todos trabalhar em prol da saudabilidade das relações, é uma via de mão dupla, e não apenas da liderança ou dos liderados, é uma troca.

A partir do momento em que as pessoas sentem que as relações, mesmo desafiadoras ou conflituosas, geram emoções positivas e de aprendizado valoroso, elas entendem que falar de maneira aberta e transparente, com respeito, ocorre por causa da segurança psicológica, ou seja, pela confiança uns nos outros de que não haverá retaliação, punição ou qualquer movimento de exclusão.

Estabelecer vínculos de confiança por meio de relações saudáveis empodera os indivíduos em suas contribuições para o time e fortalece a segurança psicológica, inclusive nas tomadas de decisão de risco que toda inovação requer.

Mercado de trabalho tecnologia É importante o papel da liderança na cocriação de um ambiente que favoreça a retenção dos profissionais de Tecnologia, sem a dependência direta dos fatores financeiros.

Outro aspecto que ajuda na retenção dos talentos em Tecnologia é a transparência dos dados e dos resultados alcançados. Geralmente, restringimo-nos ao acompanhamento do backlog, mas, quando revelamos os feitos da área na proporção do impacto aos negócios (vendas, retenção, conversão, reconhecimento de clientes, usabilidade etc.), há um ganho de pertencimento e consequente engajamento.

Compartilhar a governança com uma perspectiva ampla, sistêmica e estratégica ajuda a desenvolver nos colaboradores a importância do seu papel, sobretudo naqueles times que estão trabalhando de maneira remota ou híbrida.

Envolver todos no conhecimento de que não estão "isolados em uma ilha", mas que são parte de um oceano complexo e diverso, engrandece o profissional na atribuição do seu valor à empresa, para além do time de Tecnologia.

Assim que passamos a acompanhar os resultados em conjunto e conversar abertamente sobre os impactos e a contribuição aos negócios, os feitos — pequenos ou grandes, não importa — devem ser reconhecidos.

A segmentação e a fragmentação que podem vir do modelo híbrido ou do remoto não devem ganhar espaço: rituais de reconhecimento e celebração, mesmo que virtuais, devem acontecer com consistência.

Além dessas comemorações e parabenizações simbólicas, o apoio a certificações, formações, cursos ou incentivos a participação em eventos e days off após semanas intensas de entregas ajudam no crescimento e no desenvolvimento do profissional, porque corroboram a cultura do reconhecimento considerando não apenas salário, promoção e mérito.

Quando a liderança dá um feedback que reforça o papel dos colaboradores nos resultados e que reconhece os sacrifícios, as entregas e apresenta contrapartidas simbólicas que fazem sentido para o colaborador (por exemplo um fim de semana em família com tudo pago ou um encontro de todo o time com incentivos de mobilidade e hospedagem se necessário) são moedas emocionais que, a longo prazo, valem mais do que as financeiras.

Apesar de parecer algo trivial, é comum empresas percorrerem longos caminhos para encontrar a medida em termos de clareza de objetivos, definição e compartilhamento de metas com o time todo, de ponta a ponta, para promover engajamento de todos e embasar a autonomia.

Envolver o time no processo de definição do planejamento, dar clareza e foco aos objetivos e às metas contribuem muito para a motivação, o enfoque e o senso de pertencimento das pessoas do time na busca por algo importante coletivamente. Quanto mais clareza da direção, transparência na comunicação, mais espaço para exercício da autonomia no dia a dia.

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