A Amazon está enfrentando um novo processo sob acusação de práticas anti-competitivas no Reino Unido que pode lhe custar até US$ 1 bilhão. A empresa é acusada de "abusar de sua posição de dominância" no mercado para "favorecer seus próprios produtos".
O processo foi iniciado em nome de Julie Hunter, ativista de direitos dos consumidores no país. Ela move a ação em nome de consumidores britânicos que tenham feito compras desde outubro de 2016. O alvo principal do processo é o Buy Box da Amazon, a "caixa de compras", em tradução livre.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Trata-se do espaço onde aparece o produto que um consumidor está buscando. Em teoria, empresas com as melhores ofertas e atendimento são priorizadas no Buy Box, mas o processo alega que a Amazon usa o algoritmo para favorecer a si mesma.
"Longe de ser uma recomendação baseada em preço ou qualidade, o Buy Box favorece produtos vendidos pela própria Amazon, ou por vendedores que pagam à Amazon para gerenciar suas logísticas. Outros vendedores, independentemente de quão bons sejam seus produtos, são efetivamente trancados pra fora" - declarou Hunter.
Amazon diz que processo não tem mérito
Em sua defesa, a Amazon afirma que "essa acusação não tem mérito, e estamos confiantes de que isso ficará claro através do processo legal". O processo será registrado no Tribunal de Apelos de Competitividade (CAT) de Londres no fim deste mês, e ainda será verificado antes de continuar.
Fontes