O real digital será uma versão virtual da nossa moeda. Ele entrará em período de testes muito em breve, e a previsão para que comece a circular no país é para o 1º semestre de 2024.
Agora, o Pix é uma transação monetária virtual que já está disponível no Brasil e pode ser feita por qualquer instituição financeira.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Entretanto, muita gente ainda confunde a operação virtual com a moeda digital que será lançada em breve. Isso porque, embora a tecnologia evolua a cada dia, ainda há muitas pessoas que evitam mexer com quantias por meio da internet e, por isso, acabam se confundindo quando um novo procedimento é apresentado.
Por conta disso, hoje o TecMundo esclarece todas as dúvidas em relação ao Pix e ao real digital. Confira!
Qual é a diferença entre Pix e real digital?
Como dito, há uma grande diferença entre os dois. O Pix é uma operação eletrônica criada pelo Banco Central do Brasil (BCB), que permite aos cidadãos de bancos diferentes fazerem uma transferência instantânea, ou seja, que cai na conta do destinatário instantes depois de ter feito o procedimento.
O Pix é um tipo de transação eletrônica.Fonte: Shutterstock
Outra vantagem do Pix é que você pode criar uma chave eletrônica usando o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou de telefone, bem como o e-mail ou até mesmo uma sequência aleatória de números e letras.
Já o real digital será uma extensão da nossa moeda física, que visa facilitar operações virtuais, como o pagamento de boletos e o recebimento por serviços prestados pela internet.
O real digital não será uma operação eletrônica nem substituirá a moeda atual.Fonte: Shutterstock
Benefícios do Pix
O Pix foi criado como uma alternativa para facilitar as transações eletrônicas. Antes dele, para receber um valor de uma pessoa que tinha a conta em um outro banco diferente do seu era necessário realizar uma transferência eletrônica disponível (TED).
Esse tipo de operação é cobrado por certas instituições financeiras e, para que o destinatário receba o valor no mesmo dia, a transferência tem que ser realizada até as 17h.
O Pix foi criado pelo Banco Central para facilitar e agilizar as transferências eletrônicas.Fonte: Banco Central
Com a criação do Pix, hoje é muito mais simples receber determinado valor de uma conta que é de um banco diferente do seu. O Pix também pode ser feito por meio de um QR code. No momento em que a sua chave eletrônica é gerada, ela ganha um código virtual, o qual pode ser repassado para facilitar o pagamento.
Nesse caso, a pessoa que fará o depósito só vai precisar apontar a câmera para o QR code, a fim de lê-lo, e será redirecionada ao aplicativo de seu banco para concluir a transferência.
Benefícios do real digital
Embora o real digital seja apenas uma versão virtual da nossa moeda, ainda assim a criação dele visa proporcionar uma série de benefícios para os cidadão brasileiros.
O primeiro deles é a facilidade para realizar transações virtuais, uma vez que cada instituição bancária terá uma carteira digital, podendo oferecer uma gama de aplicações para o seu dinheiro online.
O real digital visa proporcionar um ambiente mais seguro para movimentações financeiras online.Fonte: Shutterstock
Outra vantagem é evitar boa parte dos crimes que ocorrem no dia a dia. Entre eles, a falsificação de notas e, principalmente, a lavagem de dinheiro. Afinal de contas, uma das maiores vantagens do real digital é um controle maior do BCB em relação ao que está sendo e será movimentado no país.
É importante sempre ressaltar que há uma diferença enorme entre as criptomoedas e o real digital. Enquanto as primeiras têm caráter de investimento, ou seja, apresentam valores que variam a cada dia, a nossa moeda digital não terá qualquer variação. Por exemplo, os R$ 100 do real digital terão sempre esse valor na conta bancária.
O real digital não é uma criptomoeda, por isso não tem mudanças no valor original.Fonte: Shutterstock
Agora que você já sabe a diferença entre o real digital e o Pix, compartilhe este texto com amigos e familiares para que mais e mais pessoas possam entender como são diferentes os processos.
Além disso, fique de olho aqui no TecMundo para estar sempre por dentro das atualizações sobre economia, tecnologia, ciência e entretenimento.