Nesta última terça-feira (18), o ministro Luis Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), revelou que os brasileiros poderão utilizar transporte público gratuito no segundo turno das Eleições 2022. Assim, as empresas de ônibus poderão oferecer transporte gratuito no próximo dia 30 de outubro — além disso, outro objetivo da campanha é tentar reduzir a alta abstenção de eleitores no dia da votação.
Recentemente, o partido Rede Sustentabilidade realizou um pedido por meio de uma ação protocolada, pedindo que o transporte público fosse gratuito durante o período eleitoral. Assim, os prefeitos que adotarem a gratuidade não poderão ser acusados de improbidade administrativa ou crime eleitoral.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A gratuidade também aconteceu em alguns municípios brasileiros durante o primeiro turno.Fonte: Agência Brasil/Reprodução
Segundo o documento enviado pelo partido, é argumentado que apesar de o voto ser obrigatório no Brasil, há muitas pessoas que não tem condições para pagar passagens para levá-los até as seções eleitorais.
“A pedido do partido, no primeiro turno, o ministro também determinou que o transporte público fosse mantido em níveis normais e que os municípios que já ofereceram a gratuidade em pleitos anteriores mantivessem a medida”, foi divulgado em nota na Agência Brasil.
Fontes
Categorias