Com o real digital, será possível ter um ambiente mais prático de pagamentos e transações online, assim como um controle maior sobre essas operações, inibindo crimes como o de lavagem de dinheiro.
O projeto entrará em fase de testes ainda neste ano, no qual serão simulados eventuais problemas com a moeda digital, a fim de buscar soluções para eles antes de sua circulação oficial. A estimativa é que o real digital chegue ao mercado no 1º semestre de 2024, caso tudo ocorra dentro do previsto.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O real digital visa expandir a moeda de maneira onlineFonte: Shutterstock
Para ajudar você a entender como será o processo, hoje o TecMundo responde às principais dúvidas referentes ao real digital.
O que é o real digital do Banco Central?
O real digital será uma extensão virtual das cédulas físicas que manuseamos em nosso dia a dia. A intenção é que, com ela, os brasileiros possam fazer transferências eletrônicas de uma maneira mais prática, sem a obrigatoriedade de envolver a utilização de notas de papel nas operações.
Nossa moeda ganhará em breve uma versão digital.Fonte: Shutterstock
Em suma, será uma extensão do dinheiro físico que usamos em nosso cotidiano e que cada vez mais vem sendo substituído por operações digitais. Sendo assim, transferências eletrônicas, pagamentos de boletos e de compras internacionais terão um ambiente mais prático.
Quando será implantado o real digital?
Primeiro será feita uma fase de testes que contará com a participação de alguns cidadãos. O processo já está em curso no Banco Central do Brasil, pelo Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas (LIFT). Ele terá a responsabilidade de elaborar eventuais problemas para a moeda digital, visando criar soluções para quando ela entrar em circulação no país.
A fase de testes da moeda digital começará muito em breve.Fonte: Shutterstock
Já a implementação oficial do real digital para todos os brasileiros deve ocorrer apenas em 2024. Entretanto, caso haja eventuais problemas no período de testes e que precisem de um tempo maior para serem solucionados, a circulação pode ser adiada para, pelo menos, 2025.
Qual será o valor da moeda digital?
O valor da moeda digital será o mesmo das cédulas físicas. Isso porque o real digital não será uma criptomoeda, mas sim uma versão virtual de nosso dinheiro físico.
A moeda digital terá o mesmo valor das cédulas físicas.Fonte: Shutterstock
Vale lembrar que as criptomoedas têm caráter de investimento. E. com isso, do mesmo modo que acontece com as ações, elas têm um valor variável e acabam sendo também uma forma de investimento. Diferentemente do que será com o real digital.
Como comprar o real digital?
Como foi dito, o real digital não será uma criptomoeda, ou seja, não será possível comprar especificamente a cédula virtual. Instituições bancárias terão suas respectivas carteiras virtuais para o armazenamento desse valor, e o que poderá ser feito são aplicações de forma similar às das poupanças virtuais.
Não será possível “comprar” o real digital, pois ele não tem o mesmo funcionamento das criptomoedas.Fonte: Shutterstock
Outro procedimento parecido com o de “compra” de moedas digitais é fazer o depósito de cédulas físicas para uma conta já existente. O procedimento, que é feito tradicionalmente em qualquer banco, não terá alterações quando o Real Virtual começar a circular no país.
Qual vai ser a nova moeda brasileira?
A moeda brasileira continuará sendo o Real. O projeto para a criação do real digital visa à extensão da moeda de uma maneira online, visando às transações online, que, a cada dia, tornam-se mais comuns em nosso dia a dia.
O real digital deverá entrar em circulação em 2024 se der tudo certo na fase de testes.Fonte: Shutterstock
Sendo assim, não há motivos para se preocupar, pois a nossa tradicional moeda não será substituída. Apenas haverá uma operação mais prática e assertiva que visa também combater crimes, como o de lavagem de dinheiro, uma vez que esse tipo de prática ilegal é mais complexa de ser feita de forma online.
Agora que você já sabe como funcionará o real digital, basta esperar até a moeda virtual finalmente entrar em circulação para começar a fazer suas operações online em um ambiente ainda mais seguro do que os de atualmente.
Categorias