Elon Musk e o Twitter podem finalmente chegar a um acordo sobre a aquisição da rede social. Conforme as informações, o bilionário teria renovado a proposta de US$ 44 bilhões pela empresa e a conclusão da compra deve ocorrer até 28 de outubro.
Na última segunda-feira (3), Musk enviou uma carta ao Twitter afirmando que cumpriria o acordo firmado em abril e compraria a empresa pelo valor de US$ 54,20 por ação. Em contrapartida, a rede social encerraria o processo movido contra o empresário por não cumprir as obrigações contratuais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Disputada da aquisição é marcada por acusações de falta de comprometimento das duas partes.Fonte: Fox Business/Reprodução
Após o pedido de Musk nesta semana, o juiz que supervisiona a disputa da aquisição da empresa de mídia social decidiu pausar o processo até o dia 28 de outubro. Com isso, além dos depoimentos previstos para esta semana, o julgamento agendado para 17 de outubro não será realizado.
Do outro lado, o Twitter se opôs ao pedido do bilionário para suspender a ação. Segundo os representantes da rede social, há uma desconfiança de que o empresário poderia não cumprir a palavra de concluir o acordo rapidamente.
“O obstáculo para encerrar este litígio não é, como dizem os réus, que o Twitter não está disposto a aceitar um sim como resposta. O obstáculo é que os réus ainda se recusam a aceitar as obrigações contratuais”, cita a carta dos advogados do Twitter.
Segundo o comunicado emitido pelo juiz da disputa, se o acordo entre Musk e o Twitter não for fechado até 28 de outubro, as duas partes devem decidir as novas datas para o julgamento no mês de novembro.
Após Elon Musk voltar atrás da decisão, ações do Twitter voltaram a subir após meses em baixa.Fonte: James Martin/CNET
Dificuldade de financiamento
O financiamento de Musk pode ser um ponto importante para a conclusão da compra do Twitter. Anteriormente, o executivo informou que pagaria pela aquisição da empresa através de uma combinação de compromissos de dívida de instituições financeiras, financiamento de capital de investidores e os próprios ativos.
Contudo, especialistas legais apontam que os financiadores podem desistir do acordo após as mudanças no mercado e as antigas quedas do valor das ações da rede social. Então, o Twitter deve manter o processo como uma forma de pressão até que o empresário aceite fechar o acordo com ou sem financiamento da dívida.
Fontes
Categorias