A menos de uma semana de uma das maiores eleições já realizadas no Brasil, na qual mais de 156 milhões de cidadãs e cidadãos brasileiros comparecerão às urnas, é aconselhável já se preparar de forma prática para o primeiro turno, que ocorrerá no próximo domingo, 2 de outubro, das 8h às 17h no horário de Brasília.
E o primeiro passo, naturalmente, é saber onde comparecer para eleger o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Já se informar sobre o local de votação com antecedência é essencial para evitar transtornos e confusões nessa hora tão importante.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Fonte: TSE/Divulgação.Fonte: TSE
Onde posso buscar a minha seção eleitoral?
A primeira dica é a “Consulta por Nome” no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que pode também ser feita com o número do CPF ou do título de eleitor, mais data de nascimento e o nome da mãe. Essa busca – igualmente disponível nos sites dos tribunais regionais eleitorais – fornece o número da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação.
A segunda opção é o aplicativo e-Título, disponível na Google Play e na App Store. Com ele, é possível saber, além do local de votação, como chegar lá, ativando um mapa virtual através da localização celular. E, para quem tem biometria cadastrada, o e-título funciona como documento de identificação para votar, substituindo o título de eleitor de papel.
Finalmente, existe a opção de "conversar" virtualmente com o Chatbot do TSE através do WhatsApp. Para isso, basta salvar o número +55 61 9637-1078 na lista de contatos do aplicativo de mensagens instantâneas.
Fontes
Categorias