PIX fora do ar? Clientes do Nubank, Itaú e outros bancos reclamam

3 min de leitura
Imagem de: PIX fora do ar? Clientes do Nubank, Itaú e outros bancos reclamam
Imagem: Rittikrai_PIX/Getty Images

Usuários de várias instituições financeiras estão reclamando nesta quinta-feira (29) que não estão conseguindo fazer um Pix. A transferência instantânea parece afetar serviços do Itaú, Nubank, Caixa, Banco do Brasil, iti e PicPay.

De acordo com o Down Detector, os sistemas do próprio Banco Central estão passando por instabilidade, o que pode explicar o problema. O site mostra que as reclamações começaram a subir por volta das 10h (horário de Brasília).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os mapas de falhas mostram que regiões de Fortaleza, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Recife estão entre as mais afetadas.

Pix

Reclamações no Twitter

Como sempre acontece, muita gente canalizou a reclamação no Twitter, perguntando o que estava acontecendo. Perfis oficiais de bancos como o Itaú reconheceram a instabilidade no sistema. Confira, abaixo, publicações sobre o tema:

Causas

Não se sabe se há correlação, mas o Down Detectar também estava apontando uma instabilidade nos serviços da Amazon Web Services (AWS), a plataforma de computação em nuvem da Amazon. Como centenas de serviços utilizam os servidores da AWS, é possível que as falhas estejam relacionadas.

No caso da AWS, o site de status do serviço informou que uma correção foi feita por volta das 11h. “Entre 5h56 PDT (9h56 de Brasília) e 6h46 PDT (10h46 de Brasília), observamos um aumento nas taxas de erro e latências que afetam vários serviços e o Console de gerenciamento da AWS na região SA-EAST-1. A rede EC2 e as instâncias EC2 existentes não foram afetadas por este evento. O problema foi resolvido e o serviço está funcionando normalmente”, informa a atualização.

O TecMundo entrou em contato com os bancos e com o Banco Central para verificar a causa da falha e se há previsão para normalização completa do Pix. Nenhuma instituição entrou em detalhes sobre a causa dos problemas. Confira, abaixo, os posicionamentos:

Banco Central

O Banco Central informou, por nota, que os "sistemas estão funcionando normalmente".

Nubank

O Nubank lamentou o ocorrido e informou que as operações estão sendo normalizadas.

Banco do Brasil

O Banco do Brasil disse que as operações estão em normalidade.

PicPay

"O PicPay informa que a indisponibilidade na plataforma geral de dados utilizada pelas instituições bancárias afetou o processamento de transações via Pix de todo o mercado na manhã desta quinta-feira, 29. A companhia desligou o sistema por alguns minutos até que a situação fosse restabelecida. No momento, o serviço está operando normalmente", diz a nota do PicPay na íntegra.

Caixa

A Caixa informou que "o seu serviço de Pix" está operando normalmente nesta data (29/09)".

*Matéria atualizada em 29/09/2022, às 15h, com as notas do Banco Central, Banco do Brasil, Nubank, PicPay e Caixa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.