Usuários de várias instituições financeiras estão reclamando nesta quinta-feira (29) que não estão conseguindo fazer um Pix. A transferência instantânea parece afetar serviços do Itaú, Nubank, Caixa, Banco do Brasil, iti e PicPay.
De acordo com o Down Detector, os sistemas do próprio Banco Central estão passando por instabilidade, o que pode explicar o problema. O site mostra que as reclamações começaram a subir por volta das 10h (horário de Brasília).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os mapas de falhas mostram que regiões de Fortaleza, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Curitiba, Porto Alegre, Salvador e Recife estão entre as mais afetadas.
Reclamações no Twitter
Como sempre acontece, muita gente canalizou a reclamação no Twitter, perguntando o que estava acontecendo. Perfis oficiais de bancos como o Itaú reconheceram a instabilidade no sistema. Confira, abaixo, publicações sobre o tema:
Pix Banco do Brasil fora do ar..
— Igor Fernandes (@IgorFer88141919) September 29, 2022
Pix Safra fora do ar...
Vocês estão com problemas com pix no Nubank? #nubank #pix
— angelo marcos (@angelom91037795) September 29, 2022
.@itau ajeita esse pix irmã tenho contas pra pagarrrr
— marcelo (@deadfriendl) September 29, 2022
Fiz dois pagamentos por PIX agorinha e está com instabilidade o PIX ..
— Ronny Lacerda SCCP (@RonnyLacerda) September 29, 2022
Oi. Tudo bem? Estamos com uma indisponibilidade momentânea para realização de PIX, mas não se preocupe, o nosso time responsável já está trabalhando para resolver isso. Faz assim, tenta realizar novamente mais tarde, pode ser?
— Itaú com a torcida ? (@itau) September 29, 2022
fui fazer uma transferência e está avisando que o pix tá fora do ar, tem que fazer transferência igual os povos antigos faziam via TED ou DOC
— aquela da maçã (@aidentoeva) September 29, 2022
Pix fora do ar , transferência fora do ar o que está acontecendo @nubank @Bradesco @BancodoBrasil ?
— Bia Oliveira (@beatrizolivari) September 29, 2022
Pix tá fora do ar mesmo, @nubank ?
— Don Malka (@DwwanCerqueira) September 29, 2022
Estamos passando por uma oscilação, mas não precisa se preocupar, nosso time está empenhado para corrigir isso.
— Nubank (@nubank) September 29, 2022
Causas
Não se sabe se há correlação, mas o Down Detectar também estava apontando uma instabilidade nos serviços da Amazon Web Services (AWS), a plataforma de computação em nuvem da Amazon. Como centenas de serviços utilizam os servidores da AWS, é possível que as falhas estejam relacionadas.
No caso da AWS, o site de status do serviço informou que uma correção foi feita por volta das 11h. “Entre 5h56 PDT (9h56 de Brasília) e 6h46 PDT (10h46 de Brasília), observamos um aumento nas taxas de erro e latências que afetam vários serviços e o Console de gerenciamento da AWS na região SA-EAST-1. A rede EC2 e as instâncias EC2 existentes não foram afetadas por este evento. O problema foi resolvido e o serviço está funcionando normalmente”, informa a atualização.
O TecMundo entrou em contato com os bancos e com o Banco Central para verificar a causa da falha e se há previsão para normalização completa do Pix. Nenhuma instituição entrou em detalhes sobre a causa dos problemas. Confira, abaixo, os posicionamentos:
Banco Central
O Banco Central informou, por nota, que os "sistemas estão funcionando normalmente".
Nubank
O Nubank lamentou o ocorrido e informou que as operações estão sendo normalizadas.
Banco do Brasil
O Banco do Brasil disse que as operações estão em normalidade.
PicPay
"O PicPay informa que a indisponibilidade na plataforma geral de dados utilizada pelas instituições bancárias afetou o processamento de transações via Pix de todo o mercado na manhã desta quinta-feira, 29. A companhia desligou o sistema por alguns minutos até que a situação fosse restabelecida. No momento, o serviço está operando normalmente", diz a nota do PicPay na íntegra.
Caixa
A Caixa informou que "o seu serviço de Pix" está operando normalmente nesta data (29/09)".
*Matéria atualizada em 29/09/2022, às 15h, com as notas do Banco Central, Banco do Brasil, Nubank, PicPay e Caixa.