O primeiro turno de votação para as eleições de 2022 é no próximo domingo, dia 2 de outubro. É importante se preparar para esse momento e um dos documentos a que você tem que se atentar é o título de eleitor.
No entanto, você não precisa levar o documento impresso em papel na hora de votar - existe o e-Título. O app pode ser utilizado como identificação, desde que atualizado e com foto, no dia do pleito para diversas finalidades, como consultar o local de votação (zona e seção eleitoral) e justificar a ausência à eleição, entre outras.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Até quando posso baixar o e-Título?
Cerca de 30 milhões de eleitores no Brasil e exterior já ativaram o aplicativo e-Título. Somente em 2022, foram registradas mais de 13 milhões de ativações. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta os eleitores a atualizarem o e-Título o quanto antes para evitar uma grande quantidade de acessos simultâneos que sobrecarregue o sistema.
É válido lembrar que o login no e-Título pode expirar de tempos em tempos, por isso lembre ou atualize sua senha com antecedência. Além disso, o aplicativo só poderá ser baixado nas lojas até o dia 1° de outubro, sábado, segundo o TSE, ficando indisponível para download no dia da votação.
Ou seja, a dica é baixar o aplicativo e fazer login ainda durante a semana, para evitar congestionamentos de servidores e garantir que tudo esteja funcionando no fim de semana da votação.
O aplicativo do e-Título pode ser usado sem problemas no Modo Avião ou sem acesso à internet.
Crédito: Reprodução | Play Store.Fonte: TecMundo
Como atualizar meu e-Título?
1 - Caso você já tenha o e-Título instalado no seu smartphone (ele está disponível tanto na App Store quanto no Google Play), basta ir até a loja de aplicativos do seu sistema operacional e procurar o app oficial.
2 - Clique no botão verde "Atualizar" e espere o procedimento. Caso seja o primeiro download, o botão mostrará a opção "Abrir".
3 - A partir daqui, basta emitir seu título, preenchendo dados de acordo com as solicitações do app (nome do eleitor, data de nascimento, número de inscrição, nome da mãe e nome do pai), ou entrar no e-Título com a sua senha.
Você também pode imprimir o título para levá-lo no dia da votação, se não quiser depender do celular na hora de mostrar sua identificação no local. Para os eleitores que ainda não fizeram o recadastramento biométrico, ainda será necessário levar um documento oficial com foto.
Crédito: Reprodução | e-Título.Fonte: TecMundo
Outro ponto importante é que, caso você já tenha baixado o aplicativo, mas não emitiu seu título digital antes de domingo, só poderá fazer isso depois dos dias de votação. A emissão do e-Título estará suspensa no dia 2 de outubro, voltando a ser liberada a partir do dia 3.
Os locais de votação estarão abertos ao público a partir das 8 horas da manhã no horário de Brasília neste domingo. O acesso às urnas será encerrado às 17 horas do mesmo dia.
Caso necessário, o segundo turno das eleições de 2022 acontecerá no dia 30 de outubro.
Categorias