Nos últimos anos, o trabalho remoto tem se tornado algo comum entre os diversos setores da indústria, ganhando força com a pandemia de covid-19. Na área da tecnologia, porém, há empresas que já adotavam esse sistema muito antes de ele se tornar popular ou de ser necessário em tempos de dificuldade.
A BairesDev é um exemplo disso. A gigante global de serviços tecnológicos nasceu com esse conceito e tem mostrado para o mundo que é possível crescer — e de forma acelerada, já que a organização duplicou de tamanho nos últimos dois anos — adotando o sistema de trabalho remoto com seus desenvolvedores, que desfrutam de uma série de benefícios devido ao home office.
Mas que benefícios são esses? Confira a seguir as vantagens do trabalho remoto para os programadores.
Liberdade e flexibilidade de horário
O trabalho remoto não significa falta de compromisso, mas sim flexibiliza o horário de algumas atividades. (Fonte: Freepik)
Trabalhar remotamente oferece o benefício de poder flexibilizar algumas atividades durante o dia, como ir para a academia, fazer compras ou simplesmente ir ao médico. Quando não estamos “presos” ao escritório, essas tarefas podem ser realizadas em momentos mais convenientes.
Digamos que você é do tipo de pessoa que não “rende” depois do almoço e prefere tirar uma soneca. Trabalhando remotamente isso é possível, já que você pode escolher trabalhar nos horários mais apropriados para o seu corpo.
É claro que isso não significa falta de compromisso. Certas atividades podem demandar horários específicos, como reuniões ou algumas entregas. Contudo, a flexibilidade do home office dá liberdade para que outras demandas possam ser realizadas em períodos variados.
Menos distrações e interrupções
O escritório é um ambiente onde os desenvolvedores têm menos “controle” das distrações. (Fonte: Freepik)
Trabalhar no escritório pode ser divertido, pois possibilita interagir e conversar com os colegas. Entretanto, esse mesmo fator pode gerar distrações excessivas e interrupções desnecessárias, o que é prejudicial para funções que exigem atenção e cuidado como a de programação.
Já em casa, o ambiente é muito mais controlável do que um escritório cheio de pessoas com necessidades diferentes. Nela, é mais fácil estabelecer regras para evitar interrupções, ter momentos maiores de silêncio e permitir que a produtividade alcance patamares mais altos.
Economia de tempo e dinheiro
Evitar o trânsito e economizar o tempo (e o custo) do trajeto é um grande benefício. (Fonte: Freepik)
Trabalhar remotamente pode livrar os desenvolvedores de uma das maiores fontes de frustração e estresse que existe em nossa sociedade atual: o trânsito. Ao não se deslocar para o escritório com tanta frequência, o colaborador economiza tempo e dinheiro — principalmente se o percurso é feito por meio de carro próprio, transporte público ou carro de aplicativo.
Incentivar os modais como meio de transporte alternativo ainda é uma ideia válida, mas não consegue superar a economia de tempo proporcionada pelo home office. Isso sem falar no potencial preventivo contra alguns males que horas no trânsito podem provocar em qualquer um.
Mais tempo para a família, amigos e hobbies
Esse é um dos maiores benefícios do trabalho remoto. (Fonte: Freepik)
A flexibilidade de horário e a economia de tempo podem resultar em mais momentos com a família e amigos ou, então, para se dedicar a algum hobby. Esse é um dos benefícios com maior potencial de mudar a vida dos desenvolvedores que não têm espaço na agenda para sair um pouco da frente do computador.
Assim como em outras áreas, a programação exige bastante tempo e dedicação. Como resultado, alguns desenvolvedores podem ter dificuldade de equilibrar as vidas pessoal e profissional. No modelo de trabalho remoto, existem mais oportunidades para encontrar esse equilíbrio.
Possibilidade de colaborar em projetos internacionais
Que tal a chance de colaborar em projetos que acontecem em outros locais do mundo? (Fonte: Freepik)
Por fim, é possível dizer que o trabalho remoto "derruba" as barreiras físicas e fronteiras entre o empregado e o empregador. Isso significa que o desenvolvedor pode colaborar em um projeto que está acontecendo na cidade vizinha ou, até mesmo, do outro lado do mundo.
Essa é uma realidade daqueles que trabalham com a BairesDev. Os desenvolvedores contratados pela empresa podem colaborar em projetos desafiadores de clientes nos Estados Unidos, por exemplo, enquanto crescem profissionalmente e sem precisar sair de suas casas.
Como é trabalhar na BairesDev?
Apenas 1% das pessoas que se candidatam são aprovadas no processo seletivo da BairesDev. (Fonte: Freepik)
Além de desfrutar dos benefícios já mencionados, os escolhidos para trabalhar na BairesDev ainda têm outras vantagens importantes. Ela é reconhecida por valorizar os colaboradores — estando ao lado de gigantes como Google, Apple e Amazon — e promover a diversidade no quadro de desenvolvedores.
Nos últimos 11 anos, a BairesDev teve crescimento de cerca de 50% em cada ano. Em 2021, esse índice atingiu o patamar de 145%, o que é impressionante se considerarmos que, nesse mesmo período, diversas empresas fecharam as portas.
Porém, é preciso mencionar que não é fácil fazer parte da equipe BairesDev. Todos os anos, cerca de 1,3 milhão de aplicações são avaliadas. Muitos desejam entrar, mas apenas aqueles que mais se destacam — apenas 1% dos aplicantes — são selecionados.
Quer saber o que é necessário para trabalhar como desenvolvedor na BairesDev e trabalhar de casa em projetos internacionais? Então visite este link para entender como funciona o processo de seleção.
Caso você queira se candidatar para as diversas vagas disponíveis na empresa, são centenas de posições abertas, confira as oportunidades neste link.
Categorias