O dia de votação para as eleições presidenciais de 2022 está chegando e, antes do público votar, existe um procedimento obrigatoriamente realizado nas urnas: a zerésima. Este é um dos vários mecanismos de auditoria da Justiça Eleitoral, em que se imprime o Boletim de Urna comprovante de que aquele equipamento não tem votos já computados para qualquer candidato ("zero voto").
A votação em uma urna eletrônica só pode ser iniciada depois que a zerésima for impressa, para garantir a segurança e transparência da eleição. Só depois do procedimento é que elas são consideradas habilitadas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O documento contém toda a identificação do equipamento, a comprovação de que estão registrados todos os candidatos e que não há voto computado para nenhum deles inicialmente. O presidente da seção eleitoral, mesários e fiscais dos partidos políticos são testemunhas da zerésima, sendo uma das fases mais importantes de auditoria das eleições.
Como acontece a impressão da zerésima?
Crédito: Folhapress | Denny Cesare | Código 19.Fonte: Denny Cesare | Folhapress
No dia de votação, os locais serão abertos às 8 horas da manhã no horário de Brasília. No entanto, uma hora antes disso, às 7h, os membros da mesa receptora irão verificar se materiais e urna estão em ordem e nos lugares determinados. Os fiscais dos partidos políticos e das coligações também devem estar presentes, ou sua ausência constará na ata.
Com essa primeira etapa concluída e com a presença do presidente da seção eleitoral e mesários, o primeiro liga a urna eletrônica. São conferidos dados relacionados a município, zona, seção, seção agregada, data, hora e se a urna está operando com energia elétrica.
O presidente da seção eleitoral, então, imprime a zerésima em cada seção eleitoral antes do primeiro eleitor se dirigir à urna para votar. Todos os presentes (presidente, mesários e fiscais) a assinam em seguida, de acordo com o artigo 86 da Resolução TSE nº 23.611/2019.
O Resumo da Zerésima é colocado em local visível na seção eleitoral. Só depois da emissão desse documento começam os próximos preparativos para o início da votação, como o registro de presença dos mesários.
Crédito: Abdias Pinheiro/TSE.Fonte: Tribunal Superior Eleitoral
Passado o dia, quando a votação terminar, às 17h no horário de Brasília, a zerésima é encaminhada para a junta eleitoral, juntamente com:
- A Mídia de Resultado (MR);
- A Ata da Mesa Receptora;
- As duas vias do Boletim de Urna (BU);
- A via do Boletim de Justificativa (BUJ);
- A via do Boletim de Identificação de Mesários (BIM);
- Os Formulários de Justificativa;
- Os Cadernos de Votação;
- Os Formulários de Identificação da Pessoa com Deficiência;
- Outros materiais.
O dia do primeiro turno de votação para as eleições presidenciais de 2022 será em 2 de outubro, domingo. O segundo turno, caso necessário, será no dia 30 de outubro.
Categorias