O Ministro das Comunicações, Fábio Faria, divulgou na quinta-feira (22) que a internet via satélite Starlink, da SpaceX, foi ativada em uma escola no Amazonas, localizada em Careiro da Várzea. A ativação contou com participação presencial de Gwyne Shotwell, COO da companhia, enquanto Elon Musk, CEO, participou via videochamada.
Starlink pode fornecer internet para escolas da região amazônica
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Escola conectada com STARLINK na Região Amazônica! ????
— Fábio Faria ???????????? (@fabiofaria) September 22, 2022
Governo de entregas e resultado ???? @elonmusk pic.twitter.com/Hvv6UCKRQh
De acordo com o Teletime, a ativação da internet foi uma doação do bilionário. Faria participou de uma visita à SpaceX, nos Estados Unidos, ainda em novembro de 2021, na tentativa de fechar uma parceria. Em maio, Musk e o presidente Jair Bolsonaro anunciaram um acordo para conectar 19 mil escolas da região.
Na ocasião, Faria informou que "todas as escolas de Ensino Fundamental e Médio do Amazonas terão internet" via satélite. "Estamos aqui visitando e medindo a velocidade da internet e constatamos que está mais rápida que o 4G então queria agradecer à Starlink por isso", disse. Não houve, até então, uma divulgação formal de um acordo finalizado entre a SpaceX e o governo federal.
Education is the path out of poverty and Internet access enables education
— Elon Musk (@elonmusk) September 23, 2022
No Twitter, Musk celebrou a conexão das escolas da região via Starlink e, em resposta a um usuário da rede social, disse que a "educação é o caminho para sair da pobreza" e que "o acesso à internet é o que permite a educação".
A Starlink já pode ser assinada por brasileiros, com contratação através do site oficial da companhia. A assinatura teve uma redução de preço em agosto, embora o custo total de instalação do equipamento e afins possa ultrapassar os R$ 3 mil.
Fontes