O intenso processo de digitalização que vivemos dá novas dimensões ao tema da segurança, já tão caro à sociedade e às empresas.
Isso porque o aumento exponencial de transações e pontos de contato online abriu pontos de vulnerabilidade e expandiu os já existentes, o que se traduziu, por sua vez, em um grande aumento do número de fraudes e reclamações das mais variadas.
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Coloco nesta “fatura” também, as dificuldades e os negócios perdidos por conta de processos mal desenhados, que persistem mesmo com tantos novos recursos a disposição.
É necessário investir em segurança no ambiente digitalFonte: Getty Images
Neste “caldeirão”, temos ainda o prometido fim do uso dos cookies de terceiros – que requer mudanças para garantir o anonimato dos internautas – e a entrada em vigor das regras da LGPD no Brasil, elevando ainda mais a régua de como os dados dos consumidores devem ser tratados e protegidos, sob pena de pesadas multas.
Tamanha é a percepção de insegurança que alguns consumidores ainda evitam certas transações online, quase como uma reversão da tecnologia.
O que deve ser feito para consolidar a segurança em meio a digitalização?
Em que pese a crise social e os aspectos policiais envolvidos, notamos que as marcas têm muito a evoluir nesta área. Não raro, houve um crescimento exponencial das vendas online, mas a infraestrutura envolvida é basicamente a mesma.
Ou seja, é como se a transformação fosse apenas da participação do canal de vendas no “bolo” total e não uma mudança genuína para um negócio ou ambiente digital mais amplo. E claro, isso traz consequências!
Então sim, o investimento em segurança e privacidade tem que estar na agenda das marcas!
Esse fato deve levar em consideração que não se trata de uma mera melhoria ou complemento, mas a base para um novo ambiente de negócios digital que tem seus riscos próprios.
Nesse sentido, além de um assessment completo, identifico três grandes áreas de atenção.
Adoção de tecnologias específicas de segurança
A primeira, e mais conhecida, é a adoção de tecnologias específicas de segurança. Não é necessário reinventar a roda. Diversos provedores, incluindo startups, já oferecem muitas soluções inovadoras e efetivas que podem ser incorporadas, seja como interface principal, ou como camada extra.
Isso é especialmente importante em relação aos meios de pagamento e identificação do usuário. Assim, é necessário conciliar a maior facilidade de navegação e compra com níveis mínimos de confiabilidade no ambiente digital.
Investir em segurança é uma forma de desenvolver confiabilidade, até mesmo por parte do clienteFonte: Getty Images
E, como já comentado, tudo isso levando em consideração o novo porte dos negócios digitais. Cabe ressaltar também o cuidado que se deve ter na escolha do parceiro – que deve ter o porte e experiências necessárias – e no processo de implementação.
Capacitação das Pessoas
Seguimos então para a capacitação das pessoas para o digital. Primeiro de sua equipe em relação ao tema e depois do próprio consumidor.
Fala-se tanto da mudança de cultura para uma transformação digital completa e a segurança tem que fazer parte disso. De outro lado, embora não seja fácil, já vimos várias mudanças de comportamento de parcelas da população com a orientação certa.
Por que então não orientar melhor o nosso cliente para que mantenha precauções mínimas?
Realização de testes que comprovem a segurança
O terceiro ponto é a realização de testes para confirmar a efetividade das medidas tomadas. Uma das grandes vantagens do digital é que temos um universo com maior facilidade de controle e mensuração, logo, temos que usar esses dados para colocar em marcha uma evolução contínua.
Dado sua complexidade, riscos e valores envolvidos, o tema da segurança é algo que deve ser abraçado não apenas por TI, mas pelas lideranças da empresa também, de forma a incorporar essa questão a suas estratégias.
Como vimos, mesmo depois de anos intensos com a pandemia, a mudança continua a todo o vapor e um desses capítulos passa, necessariamente, pela questão da segurança.
Que possamos nos debruçar sobre isso, proporcionando maior confiança ao consumidor e pavimentando o caminho para desenvolvimentos ainda maiores.
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