O ano de 2022 será marcado pelas eleições presidenciais, e esse é um momento em que muitos deixarão o título de eleitor preparado para poder exercer os direitos civis. Entretanto, aqueles que desejarem podem recorrer à versão digital do documento no app e-Título.
A seguir, você vai descobrir como usar o aplicativo (que está disponível gratuitamente tanto para Android quanto para iOS) e deixar um login criado já com todos os seus dados prontos para utilizar em outubro.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Como usar o e-Título nas eleições 2022?
Para iniciar o uso deste guia, certifique-se de ter concluído o download do aplicativo e a instalação dele no dispositivo. Com essa etapa finalizada, siga as instruções descritas abaixo.
- Abra o aplicativo, leia os termos de uso e clique em “Continuar”. Em seguida, inclua os dados solicitados (nome, data de nascimento, CPF, nome da mãe e do pai) e toque em “Entrar no e-Título”. Caso queira, também é possível realizar esse preenchimento utilizando QR code.
(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte: TecMundo
- Responda às perguntas para confirmar sua identidade — todas elas são baseadas em informações já fornecidas no seu cadastro. Basta tocar na resposta correta e depois em “Próximo” para passar por três perguntas. Caso erre alguma, o sistema gera outra sequência com questões diferentes.
(Fonte: TecMundo/Reprodução)Fonte: TecMundo
- Na última tela, crie uma senha de seis dígitos e confirme essa sequência. Caso já tenha acessado o aplicativo antes, basta informar a combinação criada ou tocar em “Esqueci minha senha” para refazer o processo.
Após todas as etapas, o aplicativo passará a exibir os dados presentes na versão física do título de eleitor, incluindo a zona e a seção eleitoral. Se você já fez o processo de biometria, será possível ver a sua foto, permitindo que siga para a sala de votação sem apresentar RG, passaporte ou CNH (em caso negativo, ainda é preciso apresentar um documento com foto).
Vale lembrar que para as eleições deste ano o TSE divulgou que o eleitor deverá entregar o celular antes de seguir para a cabine de votação. Caso queira, você pode visualizar o plano de governo completo de cada um dos candidatos à presidência clicando aqui.
Fontes
Categorias