Quais candidatos a Senador nas Eleições 2022 concorrem pelo seu estado? Se você está na dúvida sobre quem são as pessoas envolvidas na disputa ao cargo na sua região, uma ótima solução é visitar o site de Divulgação de Candidaturas e Contas Eleitorais (DivulgaCandContas).
Criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a página reúne informações sobre todos os concorrentes a cargos públicos que vão participar do pleito, cujo primeiro turno acontece no dia 2 de outubro. O sistema se baseia nos dados divulgados no registro de candidatura enviado pelos candidatos ao órgão.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
É no site DivulgaCandContas que o eleitor pode conferir dados básicos como nome completo, data de nascimento, escolaridade, ocupação, partido, foto da urna, limite de gastos e outros detalhes. Informações mais específicas, como a pesquisa do patrimônio dos candidatos, também estão disponíveis publicamente.
As vagas para o Senado Federal estão entre as mais concorridas nas Eleições 2022.Fonte: Agência Senado/Divulgação
O sistema do TSE é também a melhor escolha para consultar a lista de candidatos ao Senado nas Eleições 2022. Para este ano, o órgão registrou, até o momento, 237 concorrentes para 27 vagas abertas, resultando na disputa mais concorrida dos últimos 30 anos, com 8,7 postulantes para cada cadeira disponível na casa.
Candidatos a Senador em 2022 por estado
Para conhecer melhor os concorrentes da sua região, um exercício interessante é pesquisar os candidatos a Senador 2022 por estado utilizando as ferramentas disponíveis na página DivulgaCandContas do TSE. Bastante prático, o sistema pode ser acessado pelo computador ou no celular, permitindo buscar informações sobre todas as regiões.
Pensando em facilitar a pesquisa, o TecMundo reuniu os links com os dados dos concorrentes de cada estado e do Distrito Federal. Basta clicar na região desejada, entre as opções abaixo, para ir direto à página:
- Acre (AC)
- Alagoas (AL)
- Amapá (AP)
- Amazonas (AM)
- Bahia (BA)
- Ceará (CE)
- Distrito Federal (DF)
- Espírito Santo (ES)
- Goiás (GO)
- Maranhão (MA)
- Mato Grosso (MT)
- Mato Grosso do Sul (MS)
- Minas Gerais (MG)
- Pará (PA)
- Paraíba (PB)
- Paraná (PR)
- Pernambuco (PE)
- Piauí (PI)
- Rio de Janeiro (RJ)
- Rio Grande do Norte (RN)
- Rio Grande do Sul (RS)
- Rondônia (RO)
- Roraima (RR)
- Santa Catarina (SC)
- São Paulo (SP)
- Sergipe (SE)
- Tocantins (TO)
Como consultar
Clicou no link referente à pesquisa desejada? Agora, siga estes passos para encontrar as informações do candidato do seu estado. Neste exemplo, vamos consultar a listagem dos candidatos a Senador 2022 por São Paulo:
1. Após clicar na opção “São Paulo (SP)”, nos links acima, vá ao primeiro campo de seleção, na parte esquerda da tela, clique na seta para baixo e escolha “Senador”;
Selecionando a visualização dos candidatos ao Senado 2022.Fonte: TSE/Reprodução
2. Na tela seguinte, você já poderá visualizar todos os concorrentes ao cargo no estado, incluindo o nome na urna, nome completo, número, situação, sigla e partido/federação/coligação;
A lista dos candidatos ao Senado em São Paulo é mostrada no sistema.Fonte: TSE/Reprodução
3. Para conferir as informações de cada candidato é só clicar no concorrente desejado, no campo “Nome na urna”, e rolar a tela para baixo.
Clique no nome do candidato para pesquisar as informações referentes a ele.Fonte: TSE/Reprodução
4. Neste último caso, você poderá verificar as informações completas disponibilizadas no registro de candidatura, bastando navegar entre as opções.
Os dados do candidato são exibidos.Fonte: TSE/Reprodução
A pesquisa referente aos candidatos dos demais estados segue o mesmo caminho, mudando apenas o link no qual você irá clicar, no tópico anterior. Vale lembrar que o DivulgaCandContas também pode ser utilizado para pesquisar a lista de candidatos a Deputado Estadual 2022, a Deputado Federal 2022 e à Presidência 2022.
O que faz um Senador?
Considerado a “Câmara Alta do Poder Legislativo Federal”, o Senado compõe o Congresso Nacional junto com a Câmara dos Deputados. Os Senadores atuam como legisladores, propondo e debatendo leis, além de atuarem na fiscalização do governo e no julgamento de ações relacionadas a cargos como ministros e Procurador-Geral da República, entre vários outros.
Vale destacar que o mandato de Senador é válido por oito anos, com as renovações se dando, alternadamente, por 2/3, como ocorreu em 2018, ou por 1/3, como agora. Cada estado tem direito a três vagas e é por essa alternância que agora há somente 27 cadeiras em disputa — haverá o dobro nas Eleições de 2026.
Neste ano, o Rio de Janeiro apresenta a disputa mais acirrada, com 13 pretendentes a uma vaga disponível no estado, enquanto Pará, Tocantins e o Distrito Federal têm 12 candidatos por vaga, cada. A concorrência é menor na Bahia, Ceará e Mato Grosso do Sul, com seis concorrentes cada, e em Alagoas e no Maranhão, com cinco postulantes por região.
Fontes
Categorias