Quando falamos na Samsung é comum esperar grandes novidades sobre smartphones, TVs, e etc. Acontece que a empresa sul-coreana e o fundador da Microsoft, Bill Gates, se uniram por uma causa maior: mudar o jeito que fazemos cocô, e como isso pode impactar positivamente o meio ambiente.
Na verdade, tanto a empresa quanto Gates já tem uma relação próxima no que tange o meio ambiente. A campanha, que começou em 2019, é uma resposta ao Desafio Reinventando o Toilet, criado pela Gates & Melissa Foundation para minimizar o gasto de recursos humanos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O projeto criado foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia Avançada da Samsung, e foi concebido para ser utilizado em domicílios. A criação envolve tecnologias relacionadas ao tratamento e bioprocessamento de dejetos humanos, tornando as fezes liberadas mais seguras para o ambiente.
Por meio do sistema, a água utilizada passa por um tratamento especial e é reciclada, enquanto os resíduos sólidos são secos e transformados em cinzas; e os líquidos passam por um processo de purificação biológica.
Projeto da Samsung em parceria com Bill GatesFonte: Samsung/reprodução
Embora seja uma ótima notícia para mudar a forma que usamos o banheiro, a Samsung não deve fazer muito alarde com o projeto por enquanto, então é difícil que vejamos algo relacionado a isso em nossas casas em breve. No entanto, a companhia irá oferecer licenças gratuitas para outras empresas utilizarem a patente em países em desenvolvimento.
Essa não é a primeira vez que Bill Gates embarca em projetos desse naipe. Em 2015, Gates bebeu água purificada de fezes, após passarem por uma grande máquina criada pela Janicki Bioenergy.
Fontes
Categorias