Grupo dono do Tinder processa Apple por ações antitruste na Índia

1 min de leitura
Imagem de: Grupo dono do Tinder processa Apple por ações antitruste na Índia
Imagem: Unsplash

De acordo com informações da agência Reuters, o Match Group, empresa responsável pelo Tinder, processou a Apple na Índia. A companhia abriu o processo após argumentar que a Maçã utiliza uma conduta monopolista de antitruste na App Store do país, forçando os desenvolvedores a pagar comissões altas.

Segundo o Match Group, a fabricante do iPhone restringe o desenvolvimento de aplicativos que oferecem serviços digitais, cobrando uma comissão de 30% dos desenvolvedores. Inclusive, essa é a terceira ação contra a Apple na Índia por conta do comportamento antitruste da empresa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O grande problema é que a Apple impõe o uso do seu sistema proprietário de compras de aplicativos, e não é a primeira vez que os desenvolvedores reclamam da imposição. Inclusive, o Match Group argumenta que muitos consumidores de outros países preferem usar outros métodos de pagamento que a Apple não permite.

O Tinder é um dos aplicativos de relacionamentos mais populares na Índia.O Tinder é um dos aplicativos de relacionamentos mais populares na Índia.Fonte:  Shutterstock 

"A Apple está, portanto, aproveitando sua posição dominante na App Store do iOS, para promover o uso exclusivo de sua própria solução de pagamento", foi observado no documento pelo chefe de relações governamentais globais da Match, Mark Buse.

Apple investigada

Em dezembro de 2021, o órgão responsável começou a investigar a Apple na Índia, após a empresa negar irregularidades e afirmar que não é dominante no país — na época, a Maçã argumentou que o Android é usado por mais de 90% da população na Índia, enquanto o iOS tem uma participação de até 5%.

Por enquanto, a Apple e o governo indiano não detalharam informações sobre a acusação do Match Group. A nova ação da Comissão de Concorrência da Índia (CCI) investigará separadamente os três casos de antitruste movidos contra a Apple.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.