Elon Musk está sendo duramente atacado no Twitter, e não é apenas pela diretoria da plataforma, que cobra na justiça americana o cumprimento do acordo de compra de US$ 44 bilhões. As críticas têm se multiplicado desde domingo (21), quando um tweet feito por uma conta de rastreamento de voos revelou que o bilionário usou seu jato particular para uma viagem de San Jose a San Francisco, um percurso inferior a nove minutos.
De acordo com o usuário do Twitter Hayden Clarkin, a distância de pouco mais de 56 km equivale a apenas cinco paradas da Caltrain, linha ferroviária da Califórnia que serve a Península de São Francisco e o Vale de Santa Clara. Clarkin, que se autodenomina Transit Guy (o Cara do Trânsito em português), utiliza os dados do bot @ElonJet, administrado pelo estudante Jack Sweeney.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O universitário de 19 anos já esteve às voltas com o dono da Tesla no ano passado, quando foi acusado por Musk de ser um risco de segurança. O bilionário chegou a oferecer US$ 5 mil a Sweeney para fechar a conta.
O que os usuários do Twitter estão dizendo sobre o voo de Musk?
For all those calling it a maintenance flight: if you call a driver from two hours away to pick you up and drive you for 10 minutes, your total emissions is 130 minutes of car travel. Why is this hard? https://t.co/0yMdtMafYB
— Hayden Clarkin (@the_transit_guy) August 21, 2022
Embora o voo de Elon Musk tenha acontecido no dia 6 de maio, os usuários do Twitter aproveitaram a onda de críticas que têm sido feitas a várias celebridades que dizem apoiar as mudanças climáticas, mas usam jatos particulares para fazer voos curtos.
Com isso, o desistente da compra do Twitter se junta a nomes como Killie Jenner, Taylor Swift, Floyd Mayweather, Jay-Z, Alex Rodriguez, Blake Shelton, Steven Spielberg, Mark Wahlberg e Oprah Winfrey.
Depois da publicação original do “cara do trânsito”, o mapa de satélite com a trajetória do voo foi compartilhado no mundo inteiro. Ken Klippenstein, repórter do The Intercept, acrescentou ao mapa uma mensagem de Musk: “A Tesla existe para ajudar a reduzir o risco de mudanças climáticas catastróficas, que afetam todas as espécies da Terra”.
Fontes
Categorias