Como é a geração Z no mercado de trabalho? Entenda!

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Os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho atualmente correspondem à chamada geração ZTrata-se de pessoas nascidas na virada do século XX para o XXI – mais ou menos entre os anos de 1995 e 2010.

A expectativa da ONU é que, muito em breve, a geração Z se torne o maior grupo populacional do mundo. Em dados coletados em 2019, esses jovens já correspondiam a 31% do total da população mundial.

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Neste texto, falamos mais sobre essa juventude e sobre os desafios que os aguardam no mercado de trabalho. Confira!

Quais são as características da geração Z?

Jovens da geração ZJovens da geração ZFonte:  GettyImages 

Talvez a questão mais marcante sobre esta geração é que esses jovens já nasceram em um mundo conectado pela internet. Isto significa que, diferente das gerações anteriores, eles não tiveram que "aprender" a usar as redes digitais: eles adquiriram esse competência digital desde pequenos.

É por isso que a geração Z é composta pelo que chamamos de nativos digitais, ou seja, pessoas para quem as linguagens digitais aparecem de forma natural, como parte de sua vivência.

Isto significa que estes jovens são extremamente conectados às tecnologias: seus smartphones, por exemplo, são quase como extensões de seus corpos. Ainda assim, eles priorizam os encontros pessoais.

Outra característica é que estas pessoas tendem a ser dinâmicas e aptas a aprender coisas sozinhos. Adquirem muitos conhecimentos assistindo a vídeos e a tutoriais no YouTube, por exemplo.

Os membros da geração Z também costumam ser céticos e questionadores, e podem ter uma tendência a contestar certezas estabelecidas. Esse fato é um fator importante no mercado de trabalho, uma vez que eles podem discutir ideias com os próprios chefes.

Esses jovens também têm forte preocupação com a responsabilidade social em suas ações. Assim, terão um pouco de dificuldade em trabalhar em lugares que vão contra suas convicções e valores.

Quais são os desafios da geração Z no mercado de trabalho?

Geração Z trabalhandoGeração Z trabalhandoFonte:  GettyImages 

A geração Z, que está adentrando no mercado do trabalho, promete suscitar novas questões nas empresas em que estiverem. Isso porque trazem novas noções sobre suas perspectivas profissionais e sobre o ambiente corporativo.

Os estudiosos já dizem que a geração Z é composta por jovens bastante preparados para lidar com sistemas digitais, mas que buscam áreas que os realizem pessoalmente, mais do que necessariamente ganhar muito dinheiro.

Estes jovens prezam pelo bem-estar e pela saúde mental, bem como ambientes em que a comunicação seja saudável. Além do mais, a flexibilidade na jornada de trabalho é uma grande questão.

Vejamos algumas características profissionais marcantes destas pessoas e de sua carreira:

1 - Adaptam-se facilmente às plataformas digitais

Por serem nativos digitais, esses jovens têm grande habilidade para se familiarizar com as linguagens e as ferramentas que forem surgindo.

2 - Prezam pela liberdade geográfica

Para eles, a ideia de que o trabalho seja amarrado a um único lugar ou a uma jornada de horário fixa não faz muito sentido. Eles preferem trabalhar por demandas e metas, com liberdade para desempenhar as tarefas em diferentes lugares.

Geração Z trabalhando de forma remotaGeração Z trabalhando de forma remotaFonte:  GettyImages 


3 - Buscam comprometimento social

A geração Z leva muito a sério os efeitos de seu trabalho. Não querem ficar alienados sobre o que ocorre na empresa: querem que seu ofício sirva para melhorar o mundo.

4 - Querem trabalhar em locais que proporcionam crescimento

Ficar parado não combina com estes jovens. Eles esperam que as empresas sejam desafiadoras e que os estimulem a pensar – e a agir – para além do óbvio.

5 - Aprendem muito rapidamente

Sua mente ágil e autodidata faz com que eles procurem soluções para os problemas que surgirem no caminho.

6 - Podem ser bastante ansiosos

A ansiedade pode vir a atrapalhá-los em suas funções profissionais, uma vez que sua mente está sempre à frente em relação àquilo que estão fazendo.

Afinal, como reter esses profissionais na sua empresa?

Investir em um jovem profissional é um bom caminho para as empresas, especialmente às que lidam com inovação e tecnologias. Entretanto, muitas delas podem ainda não estar adaptadas às demandas dessas pessoas, que prezam por dinâmicas ágeis e que compensem as suas necessidades.

Por isso, aqui vão algumas dicas para as empresas que estão interessadas em investir nestes novos talentos.

Ofereça um plano de carreira

A geração Z quer saber para onde está indo e quer progredir rapidamente. Por isso, ter uma noção clara sobre o plano de carreira oferecido pela empresa pode ajudar a reter um profissional.

Respeite a diversidade e a individualidade de cada um

Os jovens desta geração estão atentos às demandas coletivas, e valorizam ambientes profissionais diversos, em que as diferenças - raciais, étnicas, de gênero, etc. - são respeitadas.

Priorize a flexibilidade

A geração Z não compreende mais a noção tradicional de jornada de trabalho atrelada a ponto ou à necessidade de estar sempre nos mesmos locais. São mais propensos a trabalhar em empresas que foquem mais na produtividade do que no horário, e que tenham alguma flexibilidade com trabalho remoto.

Atentar a todas estas características pode ser um diferencial numa empresa e configurar como fatores que ajudam a conquistar novos talentos, com as expertises que esta geração costuma ter.

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