Na última quinta-feira (11), o presidente do Banco Central do Brasil (BC), Roberto Campos Neto, afirmou que, diferente do que muitas pessoas acreditam, os bancos não estão perdendo dinheiro com transações do tipo Pix. Segundo Neto, os bancos usam um sistema que todos saem ganhando no final.
O presidente do BC diz que as próprias instituições financeiras que ajudaram no desenvolvimento da ferramenta. Além disso, as possíveis perdas causadas pelo Pix são balanceadas pela redução da circulação do papel moeda e pela abertura de novas contas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Roberto Campos Neto, presidente do BC.Fonte: Wilson Dias/Agência Brasil
“Eu quero já dizer que não é verdade que os bancos perdem dinheiro com o Pix. Inclusive, a gente deve, em algum momento, soltar algum tipo de estudo mostrando isso. Você tem uma perda de receita em transferência, mas, por outro lado, novas contas são abertas, novos modelos de negócio são gerados, você retira dinheiro de circulação, o que é um custo enorme para o banco, você aumenta a transação, então o transacional aumenta”, disse Neto durante a 32ª edição da Febraban Tech.
Todos saem ganhando
Ou seja, aparentemente, não faz muito sentido que os bancos percam dinheiro com as transferências via Pix, já que eles mesmos auxiliaram no desenvolvimento da ferramenta, no marketing, e em outras áreas.
Roberto Campos também afirmou que quer "bancarizar" a sociedade, oferecendo uma competição justa com inclusão em que todo mundo sairá ganhando — mas a verdade é que os bancos sempre sairão ganhando no final.
Fontes