A ByteDance, conglomerado chinês responsável pelo TikTok, realizou a aquisição de uma empresa que administra hospitais infantis e femininos de alto padrão na China. De acordo com informações da Bloomberg, a gigante chinesa investiu US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 7,6 bilhões na cotação atual) na compra da Amcare.
Aparentemente, a empresa está desenvolvendo uma estratégia de diversificação de investimentos com os bilhões de dólares gerados na rede social de vídeos curtos. Um porta-voz da divisão de saúde da ByteDance, nomeada Xiaohe Health, confirmou que a aquisição foi realmente realizada.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Quarto de uma materninade administrada pela Amcare.Fonte: Amcare/Reprodução
De qualquer forma, não é tão estranho que empresas de tecnologia invistam no setor da saúde, como a Tencent ao tentar abrir clínicas físicas, ou a Alibaba ao administrar farmácias online. Inclusive, o interesse da ByteDance pela área começou em 2020, quando comprou uma empresa de informações de saúde.
Investimentos em saúde
Por enquanto, a companhia chinesa não comentou mais sobre a aquisição e, provavelmente, não deve interferir na administração da Amcare. A dona do TikTok também não deve integrar os serviços médicos com a rede social, pois isso já se mostrou um problema para outras empresas que tentaram realizar algo semelhante.
Em 2016, a Baidu fez parte de uma grande polêmica, quando um jovem morreu de câncer após pedir dinheiro emprestado para pagar um tratamento ineficiente encontrado no mecanismo de buscas da empresa. Na época, a companhia estava unindo os negócios de publicidade e saúde.
Fontes