O Nubank publicou em seu blog, nesta sexta-feira (5), um esclarecimento para simplificar um “mistério” que habita o imaginário das pessoas que usam cartões de crédito: o limite. Por que o meu limite não pode ser maior? Como faço para aumentá-lo? A empresa finalmente lançou esclarecimentos a respeito disso!
Primeiramente, é preciso deixar claro que o cartão é, sim, um empréstimo. Só que o vencimento é de apenas um mês. Nesse período, a instituição financeira te empresta um dinheiro dela para você fazer compras (que podem ser à vista ou parceladas).
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Dessa forma, o tal “limite do cartão” é o valor máximo que a instituição financeira está disposta a liberar para que você faça suas compras e pague depois. Mas, no caso das compras parceladas, o que impacta o valor do limite é o total da transação e não o valor de cada parcela.
Como funciona o limite do Nubank?
Fonte: Nubank/Divulgação.Fonte: Nubank
Explicando: se você tem um limite de R$ 900 em seu cartão, e faz uma compra de R$ 500 em cinco vezes de R$ 100, é o total de R$ 500 que é abatido no seu limite. Ou seja, ele passa a ser de R$ 400, até que você pague a primeira parcela (R$ 100) e ele "suba" para R$ 500.
Quanto ao motivo pelo qual cada cliente recebe um limite de cartão de crédito diferente, isso se deve ao grau de confiança que a instituição tem na pessoa que está recebendo o dinheiro emprestado. E essa confiança certamente diminui se o cliente tiver:
- Nome negativado, quando você atrasa o pagamento de alguma conta;
- Renda não comprovada, pois esse quesito mostra sua capacidade de pagar as faturas;
- Histórico de dívidas, mesmo para pessoas que já "limparam" seu nome;
- Score baixo: é uma pontuação entre 0 e 1000, fornecida pelo Serasa, que indica a probabilidade de uma pessoa pagar ou não uma conta.
A empresa também já divulgou uma lista de dicas para usuários que querem receber um aumento no limite do cartão. No entanto, a fintech se reserva ao direito de negar pedidos do tipo.
Fontes