A Intel e a MediaTek se tornaram oficialmente parceiras na fabricação de chips. A base dessa junção são as tecnologias da Intel Foundry Services (IFS), que serão implementadas em uma variedade de dispositivos e aplicações "de borda" (edge devices).
A Intel Foundry Services oferece uma plataforma de fabricação com tecnologias otimizadas para alto desempenho, baixo consumo de energia e conectividade. A MediaTek entra nessa parceria para construir e fortalecer "uma cadeia de suprimentos mais equilibrada e resiliente", também levando em consideração que a IFS tem uma "capacidade significativa nos Estados Unidos e na Europa".
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As tecnologias da IFS serão usadas em "edge devices inteligentes", ou seja, hardwares usados por empresas e prestadores de serviços que controlam o fluxo de dados nos extremos entre duas redes. Algumas funções comuns incluem transmissão, roteamento, processamento, filtragem, tradução e armazenamento de dados.
Expandindo a parceria
Alguns exemplos de produtos que podem surgir da parceria entre a Intel e a MediaTek são chips para conexão móvel e componentes para IoT (Internet das Coisas). (Intel Foundry Services)Fonte: Intel Foundry Services
A Intel Foundry Services foi criada em 2021 para "ajudar a atender à crescente demanda global por capacidade avançada de fabricação de semicondutores". A MediaTek já tinha uma parceria comercial com a Intel relacionada aos data cards 5G (cartões de dados 5G, em tradução livre), e agora expande esse relacionamento.
Randhir Thakur, presidente da Intel Foundry Services, disse: "Como um dos principais designers de chips sem fábrica do mundo, alimentando mais de 2 bilhões de dispositivos por ano, a MediaTek é um ótimo parceiro para a IFS à medida que entramos em nossa próxima fase de crescimento”.
Fontes