O Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DoJ) pode entrar com uma nova ação antitruste contra o Google em breve. O "gatilho" para tal processo contra a multinacional de tecnologia seria seu domínio no mercado de publicidade online.
O DoJ investiga as práticas de tecnologia de anúncios da Google desde 2019. O departamento executivo norte-americano já processou a gigante da tecnologia em 2020 sob a acusação de usar ilegalmente sua força de mercado para atrapalhar rivais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A averiguação sobre o mercado de publicidade teria ganhado velocidade nos últimos meses.
A Google também está enfrentando uma recente investigação antitruste na Europa. (Shutterstock)Fonte: Shutterstock
Fontes "familiarizadas com o caso" também disseram à Bloomberg que o Departamento de Justiça provavelmente não aceitará as concessões oferecidas pela Alphabet Inc., dona da Google, que está justamente tentando evitar outro processo antitruste nos EUA. Entre elas, estaria até uma proposta de divisão de partes de seus negócios que leiloam e colocam anúncios em sites e aplicativos.
O Departamento de Justiça dos Estados Unidos não respondeu os questionamentos enviados pela Reuters até o momento. Se a ação realmente for registrada, isso deve acontecer nas próximas semanas.
A Google se recusou a comentar o caso, de acordo com a agência de notícias. O máximo que temos é a fala de um porta-voz da Google, que disse à Reuters na semana passada que está se envolvendo com reguladores e que a empresa não tem planos de vender ou sair do negócio de tecnologia de anúncios.
Fontes