Nessa segunda-feira (18), o Departamento de Justiça dos Estados Unidos anunciou que a Uber fechou um acordo sobre as alegações de discriminações contra passageiros com deficiência. Além de pagar mais de US$ 2 milhões aos afetados, a empresa também prometeu creditar o dobro das taxas de espera para 65 mil passageiros com deficiência.
As reclamações são relacionadas às taxas de espera da Uber, que cobra quando um passageiro demora mais de dois minutos para entrar no carro do motorista requisitado. O problema é que as taxas afetam diretamente passageiros com deficiência, pois muitos não conseguem se movimentar tão rapidamente.
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Segundo informações do processo, uma norte-americana de 52 anos já precisou pagar a taxa diversas vezes, pois ela tem uma lesão na coluna vertebral e costuma demorar cinco minutos ou mais para embarcar nos veículos.
Taxas abusivas
“Estamos satisfeitos por termos chegado a este acordo. Estamos sempre trabalhando para melhorar a acessibilidade para todos os usuários e incentivamos os passageiros com deficiência a utilizar nosso formulário de autodeclaração para isentar as taxas de tempo de espera”, disse a porta-voz da Uber, Carissa Simons.
Os usuários afetados pela política podem entrar em contato com a Uber e solicitar o reembolso da taxa de espera. A empresa continuará cobrando a taxa de usuários comuns, contudo, a cobrança dessas taxas a usuários com deficiência é considerada um tipo de discriminação ilegal.
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