Em sua caminhada lenta, mas segura, em direção à sua tão propagada “Fusão”, o Ethereum realizou na quarta-feira (6), mais um teste preparatório para a migração para uma blockchain prova-de-participação (PoS na sigla em inglês). A atualização, que deve tornar a criptomoeda mais rápida e barata de usar, foi testada na rede de testes públicos Sepolia.
Esse tipo de testes – o penúltimo antes da Fusão definitiva – é feito em “testnets”, redes que permitem que os usuários de uma blockchain experimentem a nova tecnologia, antes que ela seja efetivamente lançada na “mainnet”, a rede principal. Esse “ensaio” é fundamental, principalmente no caso da Ethereum, segunda maior criptomoeda do mercado, que movimenta bilhões em fundos de terceiros.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Thanks to everyone who watched the Sepolia merge livestream!!
— sassal.eth ?????? (@sassal0x) July 6, 2022
The Sepolia merge transition went through successfully (and the chain finalized!) so now it's time for monitoring over the next few days.
Then we merge Goerli...
...then mainnet
The Merge is coming ??
Substituindo o consenso
O Ethereum usa hoje o mecanismo de consenso prova-de-trabalho (PoW), o mesmo do Bitcoin, que emprega, literalmente, uma prova de trabalho computacional – a mineração – que determina que cada bloco do blockchain verifique de forma independente as transações registradas nele, mediante a resolução por tentativa e erro, de algoritmos criptográficos.
Na PoS, a figura do minerador é substituída por outros atores – os validadores –, que autenticam as transações e mantêm a rede funcionando, executando o staking (bloqueio) de uma determinada quantidade de criptomoedas nativas da rede.
Como as recompensas neste tipo de consenso são proporcionais à quantidade de moedas investidas, o seu custo-benefício se torna maior quando comparado ao PoW, pois aqui não há mineração, o que elimina o altíssimo consumo elétrico das máquinas. Assim que as revisões do Sepolia forem concluídas, o teste final na rede Goerli será realizado, para permitir que a Fusão possa acontecer ainda neste ano.
Fontes
Categorias