Há quase dois meses, no último dia 20 de maio, o atual presidente Jair Bolsonaro se reuniu com Elon Musk em São Paulo, no evento "Conecta Amazônia". A ocasião celebrou uma parceria que deve levar internet a regiões remotas do Brasil, priorizando as escolas, com apoio dos satélites da Starlink. O encontro — que também contou com a presença de outros empresários, como Luciano Hang — custou R$ 136.055,25 aos cofres públicos.
A divulgação foi realizada pelo próprio Ministério das Comunicações, através de um pedido do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Nesse contexto, a entidade esclarece que o valor revelado se refere apenas aos gastos de planejamento e logística, já que não possui acesso aos custos de passagens aéreas, hospedagem e alimentação da comitiva presidencial.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Dessa maneira, não é possível inferir com exatidão o orçamento total do evento. No entanto, pode-se sugerir que não tenha sido barato, já que a reunião foi sediada em um luxuoso hotel da rede Fasano, localizado no interior de São Paulo.
Super excited to be in Brazil for launch of Starlink for 19,000 unconnected schools in rural areas & environmental monitoring of Amazon! ???? ?? ?? ??
— Elon Musk (@elonmusk) May 20, 2022
Durante o evento, Elon Musk falou sobre a disponibilidade da Starlink no país. Atualmente, a internet via satélite já pode ser assinada em alguns locais no Brasil — confira a disponibilidade.
Além disso, durante a visita, o bilionário também discutiu brevemente com o presidente sobre a compra da rede social Twitter. Em agosto, Elon Musk pode fechar a aquisição da plataforma por valores na casa dos US$ 44 bilhões.