O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda 2022 se encerra nesta terça (31). A recomendação é a de que os contribuintes a enviem mesmo de forma incompleta para evitar a multa. Ainda que não tenha algum documento ou que os dados estejam incorretos, será possível fazer correções depois sem ser penalizado desde que o prazo seja cumprido.
Para alterar as informações após o dia 31 de maio, basta selecionar a "Declaração Retificadora" na ficha de Identificação do Contribuinte. Não é possível, entretanto, mudar o modelo da declaração — que pode ser simples ou completa. A declaração completa é indicada para quem tenha muitas deduções (gastos com saúde e dependentes, por exemplo). Já a simples é para quem não precisa desse cálculo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Quem não declarar recebe multa
Declaração incompleta pode ser corrigida quantas vezes for necessárioFonte: Reprodução/Google Play
Os contribuintes que não enviarem a declaração do Imposto de Renda até esta terça sofrerão com multa mínima de R$ 165,74. Esse valor corresponde à situação de quem não precisa pagar o imposto. para quem precisa pagar, a multa é de 1% ao mês sobre o valor devido, limitada a 20%. Além disso, o não cumprimento do prazo pode irregularizar o CPF, dificultando processos como emissão de passaporte e pedido de empréstimos.
É possível fazer a declaração através do programa do Governo Federal no computador ou até mesmo pelo celular. Por fim, também é possível preencher a declaração de forma online, pelo navegador. No caso da declaração incompleta, as correções podem ser feitas depois quantas vezes for necessário sem sofrer penalidade.
Fontes