De acordo com informações obtidas pelo jornal coreano The Korea Times, a Samsung Display vai encerrar a produção de telas LCD em junho deste ano. Com a mudança, a divisão da companhia deverá concentrar sua fabricação em painéis OLED e QD (pontos quânticos), bem como os funcionários da linha anterior deverão ser realocados para as novas.
A publicação afirma que a decisão foi tomada pelo alta competitividade no cenário global, principalmente de fabricantes da China e Taiwan. Com essas empresas oferecendo modelos com preços mais baixos, a Samsung teria decidido encerrar de vez a produção.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os detalhes do novo plano de investimento da Samsung não foram revelados e a companhia não emitiu nenhum comunicado sobre o assunto, até então. O plano de encerrar seus esforços com telas LCD foi anunciado para acontecer em 2020, mas a pandemia de covid-19 teria atrasado a estratégia da divisão.
Também considerando a crise de componentes no setor, a controladora Samsung Electronics teria pedido para que a produção continuasse até agora, já que a demanda por produtos com telas LCD havia aumentado, bem como o preço dos componentes.
O futuro da divisão
O relatório aponta que o fim da produção de telas LCD deve ser concentrado em TVs, mas não menciona diretamente smartphones. Espera-se que a Samsung divulgue mais detalhes sobre a medida nos próximos dias.
Samsung deve manter seus esforços também em telas dobráveis.
No seu relatório fiscal para o primeiro trimestre de 2022, a Samsung Display Corporation (SDC) registrou aumento de receita em telas para smartphones e também para telas QD.
Na ocasião, a empresa também relatou que deverá concentrar os negócios na venda de novos modelos de linhas Neo QLED e The Freestyle. A expectativa para o trimestre atual é expandir produtos dobráveis e acelerar a adoção de telas OLED em segmentos com TI, jogos e automotivo.
Fontes