A vice-presidente de varejo e pessoas da Apple, Deirdre O’Brien, foi flagrada em um vídeo vazado tentando desencorajar os funcionários de lojas nos Estados Unidos a aprovarem a adesão a um sindicato.
Segundo o site The Verge, que obteve o clipe sem divulgar o material, a gerente aparece em reunião com a equipe falando das consequências negativas da sindicalização e de como isso prejudicaria a rotina na companhia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
"Eu me preocupo sobre o que significaria colocar outra organização no meio de nosso relacionamento. Uma organização que não tem uma compreensão profunda da Apple e nossos negócios. E, mais importante, uma que eu acredito que não compartilha dos mesmos compromissos que temos com vocês", diz a executiva.
Desmantelando a organização
Deirdre fala ainda que um sindicato desaceleraria as respostas da empresa aos colaboradores, já que "a Apple se move bem rápido".
A sindicalização entre funcionários da Apple Store está em fase de debate em aos menos três cidades dos Estados Unidos: Nova York, Maryland e Georgia. Os colaboradores pedem especialmente melhores salários e até usaram dispositivos Android para se reunir sem comprometer a privacidade, enquanto a companhia já contratou advogados e até "vazou" uma nota contra a prática.
Em abril deste ano, trabalhadores da Amazon aprovaram a sindicalização pela primeira vez em uma unidade da companhia. O processo também chegou ao mundo dos games, com o estúdio Raven, que trabalha em Call of Duty, anunciando a sindicalização recentemente.
Fontes