Uma pesquisa encomendada pela IDC Latin America com brasileiros detectou que a população do país acredita nos impactos positivos do 5G. Por outro lado, é baixa a parcela do público que de fato conhece o funcionamento dessa tecnologia.
Segundo o relatório, 84% dos brasileiros consultados acham que o 5G "vai transformar totalmente a forma de acessar a internet". A maior parte da porcentagem inclui quem acredita em melhorias no streaming de vídeos, no trabalho, em games e nas compras online. Em menor escala, há menções sobre otimizações no estudo e em Realidade Virtual ou Realidade Aumentada.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Por outro lado, a população carece de mais informações sobre o que de fato o 5G representa. Isso porque, de acordo com a pesquisa, só 36% dizem conhecer bem a tecnologia — enquanto 95% alegam ter só "algum conhecimento" do tema.
Muita calma na migração
Apesar da empolgação, a adoção deve ser bastante lenta em território nacional não apenas pela chegada gradual da tecnologia, mas sim por opção do público.
Smartphones com 5G começam a aparecer em mais volume no Brasil.
O estudo da IDC aponta que só 22% dos entrevistados "certamente migrarão para um plano 5G nos próximos 12 meses". Já 42% deverão migrar em outro período, não têm certeza ou não pretende fazer a troca.
Os motivos apontados para isso são a satisfação com os smartphones atuais sem suporte ao 5G (39%), a troca de dispositivo feita há pouco tempo (34%) e a questão financeira (22%), já que planos da nova geração possivelmente terão um custo adicional.
Além disso, 67% do público restringe o uso de certos aplicativos em razão do tráfego gerado de dados — o que indica preocupação com segurança de dados pessoais e também consumo excessivo de tráfego por meio de planos móveis. O estudo da IDC ouviu 723 brasileiros entre abril e maio de 2022.
Fontes
Categorias