O governo federal, através do Ministério de Ciência e Tecnologia, emitiu um comunicado informando que, a partir desta segunda-feira (16), o acesso aos sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) recebeu uma mudança. A promessa é que a navegação nos Diretórios de Grupos de Pesquisa (DGP), ao Currículo Lattes e à Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC) agora estão mais seguras.
Tão logo anunciadas as mudanças no Lattes, as comunidades científicas passaram a emitir alertas, sugerindo aos seus membros que façam backup de seus currículos, para se precaver de um possível apagão de dados, como o que ocorreu em julho do ano passado.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A pasta, no entanto, assegura que "será criada, apenas, uma nova alternativa de Login para esses usuários. Não haverá qualquer mudança interna aos sistemas ou às suas bases de dados que, atualmente, são replicadas e possuem várias cópias de segurança em diferentes dispositivos de armazenamento".
Como acessar o novo currículo Lattes?
1. Acesse o site do CNPq. Veja abaixo o novo visual:
Fonte: CNPq/captura de tela.Fonte: CNPq
2. Digite o seu CPF e a senha que eram usados no sistema antigo.
3. Na janela de mudança de senha, crie e digite um novo código, para atender aos novos critérios de segurança exigidos.
Fonte: CNPq/captura de tela.Fonte: CNPq/captura de tela
4. Assim que a nova senha for confirmada, você irá para a nova página inicial do portal do CNPq. Aí, é só clicar no menu à esquerda na opção "Seu Currículo Lattes". Confira:
Fonte: CNPq/captura de tela.Fonte: CNPq/captura de tela
Fontes