Já temos alguns resultados da movimentação do varejo no Dia das Mães 2022, e os números são animadores, para dizer o mínimo. De acordo com o Índice Cielo do Varejo Ampliado, as vendas entre 2 e 8 de maio aumentaram 18,1% em comparação ao ano passado. Se analisarmos por canal, foi 5% a mais no e-commerce e 20% a mais em lojas físicas, graças à reabertura.
Para quem estava acompanhando, o sucesso não é uma surpresa; já havia expectativas de movimento de R$ 28 bilhões na data — não à toa, visto que é, depois do Natal, um dos maiores períodos de faturamento do ano para os varejistas. Mas não são apenas essas duas épocas que resultam grandes lucros para as empresas.
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Sazonalidades são sempre importantes e, muitas vezes, podem até tirar um negócio de uma situação complicada se aproveitadas da maneira correta.
Para isso, é preciso aplicar a melhor estratégia de marketing caso a caso. Nunca será igual para todos, mas existem práticas indispensáveis em qualquer situação quando o objetivo é tirar o melhor da data.
Fonte: Shutterstock
Vamos às recomendações principais
Escolha as datas com inteligência
Natal é essa data comemorativa para qualquer empresa, mas Dia das Crianças não necessariamente, por exemplo. Em vez de tentar lançar campanhas para toda sazonalidade possível, o ideal é analisar o que faz sentido para o seu público e seu produto ou serviço. Poucas, mas boas campanhas, significam um investimento mais criterioso e resultados mais assertivos.
Selecione mensagens certeiras
Cada data comemorativa se remete a um tipo de emoção, e o modo como isso será ligado ao seu negócio é a base para definir a mensagem a ser passada. Não adianta ser genérico, isso só serve para não “passar batido”. Uma campanha efetiva deve ter metas bem-estabelecidas e deve transmitir a mensagem que vai "fisgar" o público na hora certa.
Faça e siga um cronograma
Sazonalidade é sobre timing. Você já tem o calendário do ano inteiro e sabe exatamente qual é o período a ser explorado? Então tenha certeza de que está programando tudo para ser lançado a tempo. Lembre-se de que marketing envolve pesquisa, produção, ajustes, aprovações e análises, etapas que naturalmente levam tempo para serem concluídas adequadamente. Antecedência é a sua melhor amiga nesse momento!
Essas são as três ações mais importantes para garantir que uma campanha sazonal ocorra sem maiores problemas e com probabilidade de dar bons frutos. Os detalhes em cada um desses passos — entre eles, antes e depois — são tão variáveis e complexos quanto em qualquer campanha de marketing. Mas, tendo esses alicerces em mente, as chances de melhorar as vendas já aumentam bastante.
Não se preocupe tanto se a primeira campanha não atingir todas as expectativas ainda; o bom da sazonalidade é que ela sempre volta, depois de dar tempo suficiente para avaliação e aprimoração da estratégia. Não é tão fácil, afinal, toda a concorrência está "de olho" nas mesmas datas, e o público também está.
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André Palis, colunista do TecMundo, trabalhava na Google antes de empreender. Fundou a Raccoon em 2013, em São Carlos, importante polo de tecnologia do Estado de São Paulo, e em 8 anos adquiriu a carteira de grandes players do mercado, como Vivara, Natura, Leroy Merlin e Centauro. Em 2013, notou um gap no mercado digital, pediu demissão da Google e, ao lado de Marco Túlio Kehdi, fundou a Raccoon, uma agência full service que atua como parceira estratégica em toda a cadeia digital. Em 2021, a Raccoon passou por um processo de fusão e agora faz parte da holding global S4 Capital. Em 2021, a Raccoon passou por um processo de fusão e agora faz parte da holding global S4 Capital. Em 2022, o nome foi alterado para Raccoon.Monks.
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