Após anunciar, na sexta-feira (6), os resultados do primeiro trimestre de 2022, a empresa de tecnologia Mercado Livre pode assumir, com base em números, o título de empresa líder para e-commerce e serviços financeiros da América Latina. A receita líquida da empresa argentina alcançou US$ 2,2 bilhões (R$ 11,3 bilhões) entre janeiro e março de 2022, um crescimento de 63,1% (em dólar) em relação ao mesmo período no ano passado.
Considerando-se apenas a receita líquida do negócio de commerce, o valor cresceu, em dólares, 40,2% na comparação anual, chegando a US$ 1,3 bilhão (R$ 6,7 bilhões), impulsionada pelos quase 40 milhões de compradores únicos no trimestre. Quanto à sua fintech, o Mercado Pago, a receita líquida cresceu 107,9% em dólares, atingindo US$ 971,1 milhões (R$ 5 bilhões), com quase 36 milhões de usuários ativos.
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Com um crescimento consistente do marketplace e aumento na base de compradores, o lucro bruto do Mercado Livre chegou a quase US$ 1,1 bilhão (R$ 5,7 bilhões), 81,5% maior do que o mesmo período do ano anterior. A receita operacional foi de US$ 139 milhões (R$ 713 milhões), e o lucro líquido bateu os US$ 65 milhões (R$ 334 milhões).
Participação do Brasil no desempenho do Mercado Livre
Fonte: Mundo Rubro Negro/Divulgação.Fonte: Mundo Rubro Negro
No volume bruto de mercadorias (GMV) – de US$ 7,7 bilhões (R$ 40 bilhões) no trimestre – o Brasil foi responsável por US$ 3,4 bilhões (R$ 17,5 bilhões). Isso representa um crescimento de 23,2%, em moeda constante, quando comparado ao mesmo período em 2021, e 6,6 itens por comprador, o índice mais alto na região na média histórica do primeiro trimestre.
Mais da metade da receita líquida do Mercado Livre no primeiro trimestre (55%) é representada por operações no Brasil, que chegaram a US$ 1,2 bilhão (R$ 6,2 bilhões), um crescimento em reais de 54,8% em relação ao ano passado.
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