De acordo com a agência de notícias russa Interfax, um tribunal russo multou a Meta Platforms por não apagar postagens com "propaganda LGBT", com base em uma lei de 2013 que proíbe a "promoção de relações sexuais não tradicionais" entre menores de idade. Desde sua efetivação, a lei vem gerando protestos e foi apelidada de "Anti-Gay Law" e "Gay Propaganda Law".
O tribunal aplicou à Meta uma multa de 4 milhões de rublos (cerca de R$ 270 mil na cotação atual) e a empresa ainda não se pronunciou a respeito. A legislação declara ter como objetivo "defender as crianças de informações que defendam a negação de valores tradicionais da família", e já gerou revolta em outros momentos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Prédio do Kremlin, sede do governo russoFonte: Reprodução: Artem Beliaikin/Unsplash
Às vésperas de sua aprovação, por exemplo, a organização de Direitos Humanos Article 19 preparou um documento no qual debate os principais pontos da lei e por que, segundo eles, não deveria ser aprovada. No dia da votação final, jovens também protestaram contra a legislação na frente do parlamento russo. A lei foi aprovada em 11 de junho de 2013.
Fontes