A rede social TikTok foi o aplicativo mais baixado em todo o mundo no primeiro trimestre de 2022. A informação é da empresa de consultoria SensorTower, que publicou um relatório sobre a popularidade de aplicativos para dispositivos móveis entre janeiro e o final de março deste ano.
Segundo os dados, a plataforma teve pouco mais de 175 milhões de downloads no período, a maioria deles na Google Play Store. Entretanto, ele também foi por uma larga margem o app mais popular do iOS entre os meses estudados.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O ranking global de apps mais baixados.Fonte: Sensor Tower
Somente na Ásia o TikTok não foi o líder, ficando em terceiro lugar contra Instagram e Facebook. O ranking é composto principalmente por apps de mensagem e redes sociais, além de comércio eletrônico (Shopee, Meesho, Shein, Amazon) e um editor de vídeos da própria ByteDance, a dona do TikTok (CapCut).
No início de 2021, o TikTok já havia conquistado um feito importante — além de ser o app mais baixado do Brasil no ano e de ser o app com maior quantidade de downloads globalmente. Ele ultrapassou a barreira de 3,5 bilhões de downloads no total, algo que na época só havia sido feito por quatro outros aplicativos, todos de uma mesma empresa: Facebook, Messenger, Instagram e WhatsApp.
Jogos mobile
A lista de jogos com mais novos downloads.Fonte: SensorTower
O estudo não leva em conta jogos no mesmo gráfico. Nessa categoria, Garena Free Fire é líder seguido de outros sucessos como Subway Surfers, Roblox, Candy Crush Saga e PUBG Mobile.
Em geral, o mercado global de apps passou por um leve aumento na quantidade de downloads (1,4% a mais do que no mesmo período do ano passado). O Brasil segue o terceiro país que mais baixa aplicativos e jogos no mundo, atrás de Índia e EUA, com domínio dos downloads para Android.
O top 5 de países que mais baixaram programas no tablet ou celular.Fonte: SensorTower
A SensorTower notou ainda uma explosão no download de aplicativos de streaming de vídeo, reforçando a crescente expansão e concorrência no setor.
Fontes
Categorias