A plataforma “Não me Perturbe” ultrapassou a marca de 10 milhões de linhas cadastradas em todo o Brasil, na sexta-feira (8). O número foi divulgado pela Conexis Brasil Digital, entidade que reúne as empresas de telecomunicações e conectividade do mercado nacional.
Criado em julho de 2019, o serviço oferece a possibilidade de cadastrar números de telefone celular e fixo para não receber chamadas de telemarketing. O bloqueio vale apenas para situações específicas, como as ligações de empresas de telecomunicações ofertando produtos das operadoras.
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Ligações feitas por instituições financeiras com ofertas de crédito consignado também podem ser bloqueadas. Por outro lado, a iniciativa que faz parte das medidas de autorregulação do setor para melhorar a relação com os consumidores não contempla ligações de planos de saúde nem de redes varejistas.
O cadastro no Não me Perturbe é gratuito.Fonte: Não me Perturbe/Reprodução
O cadastro para bloquear ligações de telemarketing na plataforma Não me Perturbe pode ser feito no site da iniciativa, informando nome, e-mail, CPF e o(s) número(s) desejado(s). Também é possível inscrever o telefone pelos Procons, lembrando que a efetivação da inscrição demora até 30 dias.
São Paulo lidera a lista
Dados divulgados pela Conexis Brasil Digital indicam que o total de linhas cadastradas no Não me Perturbe, atualmente, representa 3,5% da base de usuários de linhas fixas e móveis do país. No momento, são 284,9 milhões de acessos existentes.
A maior parte das solicitações de bloqueio de chamadas de telemarketing é do estado de São Paulo, com 4,8 milhões de números registrados, cerca de 3,5% da base de telefonia fixa e móvel local. O Paraná ocupa o segundo lugar na quantidade de cadastros, com 885,6 mil telefones, seguido por Minas Gerais com 871,6 mil.
Em relação à maior proporção entre números cadastrados no serviço e a quantidade de acessos, o Distrito Federal lidera. Cerca de 6,8% dos números de telefones da região estão bloqueados para as ligações de telemarketing.
Fontes