Os trabalhadores brasileiros podem, a partir desta sexta-feira (8), consultar se tem ou não direito ao Saque Extraordinário do FGTS. Além de verificarem se tem direito ao valor de até R$ 1 mil, os correntistas podem se informar, por exemplo, sobre a data em que o crédito ficará disponível, seguindo calendário de pagamento.
As consultas podem ser realizadas pelo site fgts.caixa.gov.br ou pelo app FGTS, que está disponível gratuitamente para celulares Android e iOS nas respectivas lojas virtuais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A medida de disponibilizar um saque de parte do valor do FGTS foi anunciada no mês passado pelo governo. A iniciativa beneficiará 42 milhões de trabalhadores e deve injetar cerca de R$ 150 bilhões na economia do país até o final do ano.
Os pagamentos terão início em 20 de abril, para os nascidos em janeiro, e se estenderá até 15 de dezembro de 2022. Confira abaixo a tabela com as datas:
Reclamações
Apesar de a consulta ao Saque Extraordinário do FGTS ter sido liberada, muitas pessoas usaram as redes sociais para reclamar que não estavam conseguindo realizar a operação principalmente nos celulares.
"Caixa libera nesta sexta-feira consulta a valor do saque do FGTS"
— Ilze Scamparini Pessoense ?? (@Thiagossauro) April 8, 2022
A Caixa tbm: pic.twitter.com/Xk6walnFzw
Desde manhã tentando saber se posso sacar esses 1000 reais do FGTS e se eu posso receber na minha conta do Banco do Brasil, como é o saque-aniversário
— João ?????? (@joaopauloff) April 8, 2022
O meu FGTS está dando erro kkkjj , vão roubar meus milhões kkkk
— Leandro Fontayne ?? (@lekoere) April 8, 2022
o aplicativo do FGTS uma porqueira, nenhuma informação dele ta atualiza, vc vai cadastrar cartão ai o app morre
— Io ?? (@oliveiras_txt) April 8, 2022
o app e site do FGTS serve apenas para humilhar o assalariado. nada funciona nessa merda
— vitoria ?? (@vitpink) April 8, 2022
Uma luta pra conseguir entrar no app FGTS ??
— 1997 (@eukelly97) April 8, 2022
Parece que estão atualizando o app FGTS agora. Está apresentando falhas
— Thaís™ (@apurezadaflor) April 8, 2022
A Caixa chegou a lançar uma nova versão do app para justamente habilitar as novas operações, mas aparentemente o sistema ficou fora do ar. O Downdetector monitorou que as reclamações em relação ao serviço começaram a aumentar logo por volta das 7h (horário de Brasília) de hoje.
Entre os principais problemas apontados pelo site estão: Login no aplicativo móvel (54% das reclamações são sobre isso), login no internet banking (44%) e pagamento de contas (2%).
O que diz a Caixa
Por meio de nota, a Caixa informou que a nova versão do aplicativo FGTS está sendo liberada gradualmente aos usuários. O banco também confirmou os problemas técnicos nos sistemas.
"Alguns serviços pontuais de aplicativos da Caixa apresentaram intermitência momentânea na manhã desta sexta-feira (08/04). Os serviços foram prontamente restabelecidos e operam em normalidade. Esclarecemos ainda que não houve intermitência do app CAIXA Tem. O aplicativo está operando normalmente", explicou a empresa.
Por último, foi informado que na parte da tarde de hoje muitos usuários já estavam conseguindo consultar se têm ou não direito ao Saque Extraordinário do FGTS e que até o final do dia a situação será normalizada para todos.
*Matéria atualizada em 08/04/2022, às 14h30, com posicionamento da Caixa Econômica Federal.
Fontes