Em 1º de abril de 1976 nascia a Apple, marca mais valiosa do mundo na atualidade. Com a peculiaridade de ser fundada em pleno “April Fools' Day”, data mais conhecida no Brasil como Dia da Mentira, a gigante completa 46 anos de existência nesta sexta-feira (1º).
Criada pelas mentes ambiciosas de Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, a companhia saiu do espaço de uma garagem para valer trilhões de dólares.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
E os números superlativos da marca não são à toa. Além de ter popularizado o padrão de smartphones como conhecemos hoje, a Apple é responsável por vários dos principais sucessos comerciais de dispositivos móveis da história.
Time Flies… 46 Years Ago.. on April 1, 1976, Apple was Founded by Steve Jobs… So Today is @Apple 46th Anniversary! Happy Birthday Apple! pic.twitter.com/8dtXDq1NJl
— Apple Nostalgia ? (@AppleNostalgia2) April 1, 2022
O iPhone 6 e iPhone 6 Plus, por exemplo, venderam cerca de 220 milhões de unidades, que os colocam entre os celulares mais populares de todos os tempos. Nesta lista também estão modelos como o iPhone 7 e iPhone 7 Plus, que venderam 78 milhões de unidades.
Para lembrar um pouco da rica história da Apple, o TecMundo lembrou outros eventos importantes da empresa. Confira, abaixo, alguns dos altos (e baixos) da Maçã.
Recordes financeiros
A gigante da tecnologia bateu um recorde impressionante em 2018. A marca passou a valer, em agosto daquele ano, a “bagatela” de US$ 1 trilhão, simplesmente o maior valor que uma empresa já havia alcançado na história.
Não satisfeito, o atual CEO, Tim Cook, conduziu a Apple para ser também a primeira companhia a atingir os US$ 2 trilhões e posteriormente US$ 3 trilhões. Para se ter uma ideia, o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil em 2020 ficou na casa dos US$ 1,4 trilhão.
Erros
Apesar da história de sucesso que consagrou a Apple, a gigante da tecnologia também deu seus tropeços ao longo dos 46 anos. Um dos principais deslizes foi chamado de “Antennagate” e aconteceu no lançamento do iPhone 4, em 2010.
A grande polêmica aconteceu por causa do design do celular, que dependendo da forma como era segurado tinha uma interrupção da captação de sinal pela antena.
Além do problema com o smartphone, a Apple acumula vários outros fiascos. Estão entre os lançamentos ruins da marca o Ping (rede social), Pippin (video game), AirPower (carregador wireless), Apple Lisa (computador), QuickTake (câmera) e mais.
A companhia sofre também com a brincadeira e o ódio de alguns usuários porque lança produtos considerados superfaturados, como a flanela para limpar que custa R$ 220.
Inovações e mudanças
Para tentar continuar na vanguarda do mercado, a Apple tem investido cada vez mais em novas soluções. Uma das maiores novidades neste sentido foi o fim do uso de chips da Intel nos computadores e a transição para chips próprios. O chip M1 foi a primeira peça proprietária para computadores e o trabalho de substituição segue em andamento.
Dentre outras mudanças, a marca apostou em alterações de hardware como a troca do Touch ID para Face ID. Ao longo dos anos, o iPhone também foi passando por várias mudanças e ganhou um notch, módulo com 3 câmeras e até o fim do botão físico (que voltou depois em alguns produtos).
Fontes