Aprovada para funcionar no Brasil desde janeiro, a internet da Starlink chegará com preços ainda mais altos que os já anunciados. Segundo a SpaceX, empresa que controla a provedora de internet via satélite, “níveis excessivos de inflação” determinaram um aumento nos valores dos serviços e equipamentos, já atualizados no site oficial.
A partir de maio, a assinatura do serviço, que hoje é US$ 99, passará a custar US$ 110 (R$ 534), de acordo com um e-mail enviado na terça-feira (22) aos clientes dos EUA e Austrália. Também o preço do kit (terminal, tripé e roteador) necessário para se conectar à rede de satélites sofreu reajuste: de US$ 499 para US$ 549 (R$ 2,7 mil), para clientes que já fizeram reservas, e US$ 599 (R$ 2,9 mil) para novos clientes.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
BREAKING:: Due to excessive levels of inflation, @SpaceX is increasing the price of the Starlink kit from $499 to $549 for deposit holders, and $599 for all new orders, effective today.
— Sawyer Merritt ???? (@SawyerMerritt) March 22, 2022
In addition, the Starlink monthly service price will increase from $99 to $110. pic.twitter.com/23evjbGDrp
Por que a Starlink aumentou seus preços?
No comunicado oficial da empresa, publicado no Twitter por usuários, a Starlink alega que "o único objetivo desses ajustes é acompanhar o aumento da inflação”. Em uma sequência iniciada no Twitter no início do mês, o CEO da empresa, Elon Musk, deu algumas pistas do atual reajuste. Na thread, o bilionário afirmou que suas empresas (SpaceX e Tesla) estavam “vendo uma pressão inflacionária recente significativa em matérias-primas e logística”.
Na mensagem aos assinantes, a Starlink também atribui o aumento aos altos investimentos feitos na expansão da cobertura da rede. “Desde o lançamento de nosso serviço beta público em outubro de 2020, a equipe Starlink triplicou o número de satélites em órbita, quadruplicou o número de estações terrestres e fez melhorias contínuas em nossa rede”, diz a nota.
Para os clientes que estão usando os serviços da empresa há menos de um ano, a Starlink está oferecendo um reembolso parcial de US$ 200 para os que devolverem o hardware de prato (antena). Para os que receberam o kit nos últimos 30 dias e decidir devolvê-lo, o reembolso será total.
Fontes