Eventualmente, acontece um imprevisto, e a gente acaba esquecendo de pagar um boleto. Quando o prazo de validade expira, não tem outra alternativa: é preciso achar uma maneira de atualizar o boleto para conseguir pagar a conta e se livrar da pendência. Se o seu caso é ter esquecido (ou mesmo perdido) um boleto do Banco do Brasil (BB), neste tutorial vamos ajudar você a tirar uma segunda via do documento.
Passo a passo para emitir segunda via de boleto do Banco do Brasil
(Fonte: Shutterstock)Fonte: Shutterstock
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Atualizar um boleto do BB é mais simples do que talvez você imagine. Você pode fazer isso via aplicativo (no Android ou iOS) ou na própria página do Banco do Brasil.
Veja as maneiras para você atualizar seu boleto a seguir.
Com o boleto vencido em mãos
Caso tenha em mãos o boleto com o prazo expirado, você pode diretamente atualizá-lo com os dados que já tem. Os passos são os seguintes:
- entre na página do Banco do Brasil;
- selecione “Emita aqui”;
- aperte em “Emita aqui 2ª via de boletos”;
- digite seu Cadastro de Pessoa Físsica (CPF) ou Cadastro de Pessoa Jurídica (CNPJ), ou então insira a linha digitável;
- marque a opção "não sou um robô" e confirme;
- emita o boleto e pague no prazo estipulado.
Sem o boleto vencido em mãos
Pode ser que talvez você tenha extraviado ou perdido o boleto que queira pagar. Nesse caso, há a possibilidade de resgatar a linha digitável ou o CNPJ da empresa beneficiária (a que receberá o valor do boleto) caso consiga contatá-la. Com esses dados, repita os passos acima e emita o boleto.
Atente-se ao fato que, em boletos vencidos, os valores de multa ou juros serão incluídos automaticamente no novo documento.
Dicas de segurança na atualização do seu boleto do Banco do Brasil
(Fonte: Freepik)Fonte: Freepik
Quando se pensa em transações bancárias ocorridas na internet, todo cuidado é pouco. Por isso, vamos dar algumas dicas sobre precauções que você deve se atentar para garantir a segurança de suas operações.
- Toda vez que você entra em algum banco, precisa observar alguns detalhes, como os dois elementos que ficam na barra de ferramentas. Ao digitar o nome do banco, sempre verifique se antes do endereço da página aparece um cadeado verde e o https. Isso significa que a conexão está criptografada e que, por isso, você está seguro.
- Evite acessar o homebanking em computadores compartilhados ou redes de internet públicas.
- Mantenha o programa de antivírus do seu computador sempre atualizado.
- Quando for emitir a segunda via do seu boleto, sempre use o site oficial do banco.
- Verifique se os 3 primeiros dígitos da linha digitável são 001 (estes são os números que identificam o Banco do Brasil).
- Quando for gerar o novo boleto, confira atentamente se as informações do beneficiário e do pagador estão corretas. Atente-se a esses detalhes: se os nomes completos do pagante e do recebedor não contêm erros; se o número do CPF ou CNPJ estão certos; se o valor do boleto e a data de validade estão corretos.
- Por fim, caso a atualização não dê certo por qualquer razão, contate a empresa beneficiária do boleto.
Onde devo pagar o novo boleto?
(Fonte: Freepik)Fonte: Freepik
Estando dentro de uma nova data de validade, você pode pagar sua segunda via do boleto em uma agência do Banco do Brasil ou em outro banco que você utilize.
Boleto bancário é seguro?
Em uma época em que temos tantas tecnologias disponíveis, muita gente se pergunta quais seriam as ferramentas mais seguras para lidar com as contas. Por isso, respondemos aqui: Ainda vale a pena quitar suas dívidas com boleto ou é sempre preferível utilizar cartões de débito ou crédito?
A resposta é: o cartão é mais seguro em certos aspectos, pois há uma transação feita pelos bancos que não é imediata entre pagador ou pagante. Caso um produto não seja entregue, por exemplo, os bancos garantem a devolução do dinheiro. Mesmo em casos de fraude, como um cartão clonado, o risco é maior para o emissor do cartão do que para o cliente.
Isso não quer dizer que boleto não seja seguro, desde que se tenha alguns cuidados. Por isso, sempre se assegure que ele não foi adulterado. Para isso, confira os dados no documento e prefira baixar diretamente os boletos das páginas dos bancos ou do sistema da loja em que você fez uma compra.
Canais do Banco do Brasil
(Fonte: Banco do Brasil / Divulgação)Fonte: Banco do Brasil
Caso prefira falar diretamente com o Banco do Brasil para resolver algum problema, disponibilizamos os principais contatos do banco abaixo. O atendimento está disponível 24 horas, todos os dias, sem custos para a ligação.
- Central de Atendimento BB: 4004 0001 / 0800 729 0001.
- SAC: 0800 729 0722.
- Ouvidoria BB: 0800 729 5678.
- Deficientes Auditivos/Fala: 0800 729 0088.